terça-feira, 1 de abril de 2014

Sport Deveria Desistir de Disputar o Campeonato de Pernambuco

É interessante ver como o Sport empreende esforço e joga dinheiro fora na disputa do campeonato pernambucano, uma competição que não vale nada para o clube e não acrescenta nada tecnicamente ao time. 

Não vale a pena sangrar por sangrar em um pranto sem motivos que não dar para sonhar. Esta frase de Julio Aukay, resume o significado do campeonato pernambucano para o Sport. Vai acrescentar o quê ganhar o campeonato Pernambucano? Ganhando o pernambucano o Sport vai sonhar com o quê? Nada. O Sport ganha o campeonato pernambucano e na semana seguinte perde na estreia do brasileiro, o torcedor já vai começar a se preocupar com rebaixamento e ninguém mais lembra do finado campeonato pernambucano.

Se o Sport ganhar o campeonato pernambucano, não faz mais do que a obrigação. O campeonato não serve de base, porque é fraco tecnicamente e disputado com equipes de divisões inferiores. Se perder,  todo o trabalho é jogado por terra, porque vão dizer  que o time não presta. Então qual a vantagem de disputar esse campeonato? Para o Sport nenhuma. Só terá prejuízo. 

Pouquíssimas pessoas fora de Pernambuco sabem que o Santa Cruz é tricampeão pernambucano, mas muitos sabem que o time estava na série C e agora  está na série B. Os torcedores e dirigentes apaixonados do Sport são míopes. Não conseguem enxergar o tamanho do clube porque são ofuscados pela paixão regional. 
Não conseguem ver que o Sport ficou muito maior que o campeonato pernambucano. O campeonato pernambucano sem o Sport fica menor, mas o Sport não fica menor sem o campeonato pernambucano.

Os campeonatos regionais de uma maneira geral estão agonizando, os times grandes vão aos poucos se afastando destas competições. Assim como fez o Atlético-PR ano passado,  outros clubes que participam da primeira divisão do campeonato brasileiro, deverão seguir o mesmo exemplo e  priorizar as competições nacionais,  deixando os campeonatos regionais para um sub 23.

Aliás, deveria ser regra no futebol brasileiro, clubes da primeira divisão não participarem de campeonatos regionais. Os campeonatos regionais são deficitários financeiramente e tecnicamente. Servem na verdade, somente para as federações ganharem dinheiro e enriquecer os cartolas.

Não há um motivo plausível para uma equipe, com calendário nacional, como o Sport tem,  ficar perdendo tempo e dinheiro com um campeonato regional. Deveria o Sport priorizar a competição nacional, fazendo uma pré-temporada bem feita, com dois meses de treinamentos e planejamento.


Aqueles mais apaixonados vão dizer, vale pela rivalidade com Náutico e Santa Cruz. Exato cara pálida,  quando um time de série "A",  rivaliza com uma equipe de divisão inferior, ele se rebaixa. A rivalidade pode ser exercida mostrando superioridade. 

Não é o Sport que tem que se rebaixar para disputar clássicos e sim quem está embaixo é que tem que subir para conquistar o direito de disputar um clássico com o Sport em uma competição nacional.

Está e minha opinião!

7 comentários:

Unknown disse...

Cleuber, a não ser a tradição da competição. Concordo em número, gênero e graus em tudo que foi editado!

Sandro disse...

Sou rubro-negro e concordo com tudo o que você escreveu. Estes campeonatos estaduais só atrapalham os projetos do clube. Deveríamos valorizar a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e o Campeonato brasileiro, pois quem se fez grande, não pode se colocar na mesma condição de quem é pequeno e pensa pequeno, é só vermos os outros dois rivais: um continua dizendo que só ele é hexa, isso há 50 anos!!! O outro porque venceu 3 finais seguidas contra o Sport acham-se o Barcelona.

Unknown disse...

otimo texto

Arthur Guimarães disse...

Seu texto é de uma lucidez impressionante. Parabéns, Cleuber.

Alderedo disse...

Cleuber, excelente observação. A teoria é realmente excelente. Porém, somente poderia ser colocada em prática caso o "problema" do Sport não fosse financeiro. 1) Quer queira ou quer não, é renda para o clube. 2) Entra ano e sai ano, a diretoria contrata um elenco pra jogar o estadual e mais outro pro brasileiro. Não contratam desde o início do ano para poupar, exatamente porque o estadual é um nível baixo. 3) O estadual ainda faz sentido para o torcedor do Sport (sim, todos, no fundo no fundo) para conquistar a única conquista que se gabam os torcedores alvi-rubros: o hexa campeonato.

Lucas disse...

Como se esse clube imundo fosse tradicional fora do estado

1 copa do Brasil (que clubes como Santo André, Juventude, Paulista já conquistaram) e 2 séries B (1990 e 1987). além de apenas 1 nordestão regularizardo, o resto era lixo tipo o de 2010.

mangueboy disse...

A imbecilidade desse comentário é que se o maravilhoso elenco do Sport perde três campeonatos para um time de série D e C, é por que não tinha time nem pra vencer um série D, muito menos a C, e que dir-se-á da A.