© Getty Images
Mais do que acostumados a quebrar recordes, Lionel Messi e Bayern de Munique são o grande destaque da mais recente análise estatística do FIFA.com, que também traz uma expulsão-relâmpago na Colômbia, um trio de pênaltis na casa do Manchester United e a hegemonia do Olympiacos no Campeonato Grego.
371
gols com a camisa do Barcelona é o mais novo recorde que Lionel Messi alcançou no último final de semana. O argentino superou a antiga marca de 369 gols, estabelecida por Paulino Alcantara em 1927, ao fazer três na goleada de 7 a 0 sobre o Osasuna, no domingo. Foi a 25ª ocasião em que Messi balançou as redes três vezes na mesma partida, e a primeira desde setembro, ficando a apenas um gol de se igualar a Hugo Sánchez como o maior goleador estrangeiro de todos os tempos na liga espanhola. Messi já conta com 233 tentos na primeira divisão daEspanha e agora é o atacante mais produtivo em atividade nos cinco maiores campeonatos nacionais da Europa, tendo ultrapassado Francesco Totti (232). Aliás, a atuação exemplar diante do Osasuna fechou uma semana de quebra de recordes para o camisa 10 do Barça, que na quarta-feira havia atingido a marca de 67 gols na UEFA Champions League, deixando para trás Raúl como o jogador com mais gols marcados pela mesma equipe no torneio (66 pelo Real Madrid).
85
jogos consecutivos sem conceder um pênalti no Campeonato Inglês foi a sequência recorde que chegou ao fim de maneira espetacular para o Manchester United no último domingo. Depois de passarem tanto tempo incólumes, os Red Devils cometeram três penais no intervalo de 43 minutos contra o Liverpool, dos quais dois foram convertidos por Steven Gerrard na vitória por 3 a 0. Essa foi somente a terceira vez na história da Premier League inglesa que um time foi penalizado três vezes na mesma partida, além da quinta derrota do United em casa no atual campeonato — o que equivale ao total das últimas três campanhas do time. O Liverpool, por sua vez, agora é o único clube que ainda não perdeu em 2014 e, somando 76 gols na temporada, tem um total superior ao de outros 43 campeões ingleses.
50
partidas sem derrota na Bundesliga foi a marca alcançada pelo Bayern de Munique no sábado. Com isso, o atual campeão alemão se tornou o segundo clube nas cinco maiores ligas nacionais europeias a registrar essa cifra, juntamente com o Milan. No momento, nenhum time de primeira divisão chega sequer perto da série do Bayern nos principais campeonatos do mundo — no geral, o melhor desempenho vem das Maldivas, onde o New Radiant está há 38 jogos sem perder. O time de Pep Guardiola soma 71 pontos (23 a mais que o vice-líder Borussia Dortmund), anotou 74 gols e sofreu apenas 12 (saldo positivo de 62) e caminha a passos largos ao bicampeonato e ao 24º troféu da Bundesliga. Já o Bayer Leverkusen, que foi o último adversário a bater os bávaros no Campeonato Alemão, também se tornou o mais recente a sucumbir. Na vitória por 2 a 1, o clube de Munique quebrou dois recordes da elite germânica: marcando dois ou mais gols em 17 compromissos consecutivos e encadeando 17 triunfos.
27
segundos eram indicados no cronômetro do Estádio Atanasio Girardot quando o colombianoAlejandro Bernal, do Nacional de Medellín, recebeu o cartão vermelho mais rápido da história da Copa Libertadores da América. E ele quebrou um recorde de 40 anos ao ser punido por uma entrada no tornozelo de Maximiliano Calzada, do Nacional do Uruguai. A marca anterior havia sido cravada em 1974, quando Jorge González, do Rosario Central, foi expulso com apenas 30 segundo de jogo contra o Huracán. Contudo, mesmo jogando com um homem a menos praticamente desde o começo da partida contra o xará uruguaio, o Nacional conseguiu assegurar um ponto diante da própria torcida, empatando em 2 a 2 depois de ter sofrido os dois primeiros gols do confronto.
16
das últimas 18 edições do Campeonato Grego foram vencidas pelo Olympiacos, que incrementou a própria marca no último sábado. O mais recente título do clube foi o quarto seguido e o 41º no total, mais que o dobro registrado pelo oponente mais próximo, o Panathinaikos (20). Na verdade, nenhuma equipe do Velho Continente conquistou mais campeonatos nacionais do que o Olympiacos — o Rapid Vienna possui 33 (32 da Áustria e um da Alemanha), enquanto Ajax, Anderlecht, Benfica, Real Madrid e Sparta Praga têm todos 32. Para desespero dos rivais helênicos, o Olympiacos garantiu a última taça tranquilamente, com cinco rodadas de antecipação. Além disso, o time ostenta 67 gols de saldo, com uma sobra de nada menos que 39 com relação à segunda melhor marca.