terça-feira, 1 de abril de 2014

Goiás x Atlético Fazem a 4ª Final Seguida do Campeonato Goiano

Goiás x Atlético voltam a protagonizar a grande Final do Goianão. Será a 4ª Final consecutiva entre os dois e a 7ª nos últimos 9 anos, numa hegemonia sem precedentes da dupla na história de 71 anos do Goianão.


Em 2006 o Goiás sagrou-se campeão revertendo a vantagem atleticana da igualdade, empatando a partida de ida em 0x0 e vencendo o jogo de volta por 1x0 com gol de Nonato que disputou o Goianão  pelo Goianésia.


Em 2007 o Atlético deu o troco sagrando-se campeão. O time atleticano tinha a vantagem da igualdade. Empate em 2x2 no jogo de ida (Fabiano Oliveira 2 para o Goiás; Fábio Oliveira e Rômulo para o Atlético) e vitória do Atlético por 2x1 na partida de volta (Fábio Oliveira e Anaílson, para o Atlético descontando Romerito para o Goiás). Romerito disputou o Goianão Chevrolet 2014 também vestindo a camisa do Goianésia.


Em 2009, deu Goiás novamente, conquistando o título de campeão goiano. O Goiás tinha a vantagem da igualdade, porém perdeu a partida de ida por 2x1 (Robston e Jorge Henrique para o Atlético, descontando Felipe, de pênalti, para o Goiás), mas com a vitória no jogo de volta por 2x0, gols de Iarley e Felipe, conquistou o título.


Em 2011 o Atlético voltou a sagrar-se campeão, sendo que desta feita, aproveitando a vantagem da igualdade conquistada ao longo da competição, uma vez que aconteceu empate nos dois jogos, ambos por 1x1, no de ida, com gols de Rafael Tolói para o Goiás empatando o artilheiro Marcão para o Atlético e no de volta, com o lateral Adriano marcando para o Atlético empatando o atacante Guto para o Goiás.


Em 2012, o Goiás voltou a sagrar-se campeão, depois de 2 anos, também aproveitando a vantagem da igualdade conquistada ao longo da competição, já que aconteceu também empate nos dois jogos, 2x2, na partida de ida, com gols de Ricardo Goulart e Amaral para o Goiás e Bida e Elias, de pênalti, para o Atlético e 1x1 no jogo de volta, com o mio-campista Bida marcando para o Atlético empatando o também meio-campista Ramon para o Goiás.


No ano passado, o Goiás sagrou-se bi-campeão, após 10 anos, outra vez aproveitando a vantagem da igualdade conquistada durante todo o Campeonato, pois por incrível que pareça, ocorreram empate nas duas partidas, 0x0 no jogo de ida e 2x2 na partida de volta, gols dos atacantes Walter e Neto Baiano para o Goiás e do zagueiro Ednei e do lateral-esquerda William Matheus (contra) para o Atlético que chegou a estar vencendo por 2x0. 


Anteriormente aconteceram outras duas decisões diretas de Goianão entre Atlético x Goiás. Em 1972, ainda na era do Estádio Olímpico Pedro Ludovico, o Goiás foi campeão e em 1985, o Atlético sagrou-se campeão.


No total já aconteceram 8 decisões diretas entre os dois, com vantagem de 5x3 para o Goiás.


Na Fase Final do Goianão, o Goiás por ter somado 11 pontos a mais ao longo de toda a competição (38 x 27), tem a vantagem da igualdade de pontos e gols para sagrar-se campeão, portanto o Goiás tem a vantagem dos 2 empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols para sagrar-se tri-campeão goiano pela 3ª vez.

Nenhum comentário: