sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TJGO Promove Justiça Ativa em Acreúna


“Com o dinheiro da minha aposentadoria, não vou comprar remédio e sim ampliar o meu banheiro para dar banho no meu filho que não anda e não fala”, comemorou a lavradora Maria Augusta Teodoro, de 59 anos, que, após quatro anos de espera, conseguiu o benefício durante o Programa Justiça Ativa, realizado na comarca de Acreúna, nesta quinta-feira (7).

Maria Augusta mora com o marido e o filho adotivo de 33 anos que, além de não andar, também não fala. Durante muitos anos, ela trabalhou na lavoura. “Esse dinheiro vai me ajudar muito. Além de reformar o banheiro lá de casa, vou comprar uma cadeira de rodas nova para meu filho”, planejou. E não foi só ela quem comemorou. Gernercina Gomes Pereira e Aparecida Ribeiro Andrade, amigas de Maria Augusta, também saíram felizes com o resultado. “Nós sabemos da luta dela, trabalhou a vida toda na roça e cuidando do filho. Ele merece a vitória”, festejou Aparecida.

Esta edição do Programa Justiça Ativa, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na cidade, conta com dez magistrados e objetiva dar maior celeridade à prestação jurisdicional. O projeto, coordenado pelo juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva e realizado pela Divisão de Apoio ao Interior do TJGO, segue até sexta-feira (8), no fórum local.

De acordo com o juiz Wagner Gomes Pereira, que responde pelo Foro, existem cerca de 7 mil processos em tramitação na comarca. Durante esses dois dias de trabalho, estão sendo realizadas 540 audiências, distribuídas em dez bancas, das quais cinco previdenciárias, duas de família, duas criminais e uma cível. “Apesar de Acreúna ser de entrância inicial, há um expressivo movimento processual, o que evidencia um acúmulo grande de trabalho, pois não temos juiz nem promotor titulares. Então, o trabalho ajuda a diminuir o número de processos”, observou.

A iniciativa, segundo ele, consegue antecipar instruções, resolver processos, muitos deles com sentença, em uma única audiência. “Uma instrução de tráfico de drogas que demoraria mais de quatro meses para ser realizada, com o Justiça Ativa, dura em médica 40 minutos”, exemplificou.

Wagner agradeceu a colaboração dos magistrados, promotores, advogados e servidores que ajudaram na força-tarefa. “Todos juntos, para dar uma resposta rápida à população, em busca da melhor prestação jurisdicional”, pontuou.

Para o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional (OAB-GO) de Acreúna, Antônio de Pádua Soares, a iniciativa torna mais ágil a finalização dos processos. “É preciso avançar e esse tipo de medida ajuda não só a parte interessada no processo, como também nós, advogados. Todos queremos uma resposta o mais rápido possível”, frisou. Veja a galeria de fotos (Texto: Arianne Lopes / Foto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Um comentário:

Unknown disse...

A luta da nossa cidade tem sido grande em todos os sentidos. Temos travado batalhas em diversas frentes visando o resgate da nossa querida Acreúna. Já fizemos diversos pedidos ao Governador Marconi e ele tem ciência das dificuldades que vivemo. o Governador na medida do possível tem se esforçado em nos ajudar e mesmo que a essa ajuda falte em algumas frentes entendemos o Governo do Estado, pois sabemos que existem prioridades em outros locais que precisam ser atendidas com maior urgência. Mas enquanto isso levamos as ações em frente da maneira que podemos e com criatividade temos conseguido êxito na nossa administração. Essa ajuda que nos é dada neste momento pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás com o Programa Justiça Ativa, foi de grande valia e ajudou a amenizar a situação do nosso fórum, além de trazer justiça a quem vinha aguardando já a algum tempo definições sobre questões importantes. Nossa gente é muita grata a todos que aqui estiveram em nome da justiça goiana e que de uma forma ou de outra contribuiram para a realização dessa importante ação!