segunda-feira, 25 de novembro de 2013

“Respeite as Cores, Dr. João”


“Porque Narciso acha feio o que não é espelho” 
Caetano Veloso

O presidente do Goiás, João Bosco Luz, na semana passada após o jogo contra a Ponte Preta reclamou do público de 7.103 presentes e, resolvendo comparar a torcida do Goiás à do Atlético, saiu-se com a frase “eu não acredito que a torcida do Goiás seja a torcida do Atlético”. Os atleticanos, vilanovenses e cronistas devem ter ficado se perguntando: por que falar do Atlético em um momento onde o Goiás disputa o vice-campeonato da Série A e o Atlético caminha para a Série C? 

A resposta não é tão difícil assim: o Atlético incomoda e muito o time verde do Alto da Serrinha. E quem ganha com isso é a rivalidade do futebol goiano, ingrediente esse que faz nosso futebol tão interessante. Os times de futebol, assim como as pessoas, assumem com o tempo determinadas características e estereótipos. O Corinthians é tido como “time do povão”, da periferia; o Fluminense e o São Paulo, times com cara de aristocracia; o Botafogo, o da superstição; o Vila Nova, paixão popular; o Atlético Goianiense é tradição e o Grêmio inspira luta e determinação, entre outros. Em nosso Estado, o Goiás assume para si a postura de time arrogante, de empáfia e soberba. Os dirigentes do Goiás literalmente vestem essa camisa e contribuem com essa imagem, a de time mais rico e “bom de bastidores” (eufemismo para o fato de ganhar jogos e campeonatos fora das quatro linhas). 

Quando o dirigente do Goiás se preocupa em menosprezar a torcida do Atlético ele está na verdade demonstrando o quão difícil é ao “Gigante do Centro-Oeste” assimilar as nem tão recentes derrotas e o espaço que perdeu para o Dragão (mesmo já tendo reconquistado tal espaço). Atlético que, nos últimos 30 anos, foi o único time goiano que conseguiu ficar acima do Goiás em nível nacional, mesmo que por um breve tempo — 2010 a 2012 —na Série A, enquanto o Goiás era rebaixado e amargava dois anos de Série B. O Goiás, pela primeira vez em sua história, teve de ouvir o grito de “Ão, ão, ao, Segunda Divisão!” que tanto sua torcida já havia cantado para seus rivais locais. 

Mas qual o problema disso, dr. João Bosco? Times uma hora estão por cima, outra hora por baixo. “Mas não o Goiás”, diria nosso nobre dirigente esmeraldino. E reside aí o problema dos nossos amigos “mochés”, como carinhosamente os chamamos nós atleticanos e também os vilanovenses. Para o Goiás, a história do futebol goiano se inicia quando eles começam a disputar a Primeira Divisão do futebol nacional. O clube esmeraldino tem de se convencer que sua torcida sempre foi a maior e que sempre tiveram mais títulos. Ledo engano. Até os anos 1970 o Goiás era o menor time da capital, sua torcida era conhecida como a torcida dos 33 torcedores, era o time com menos títulos entre seus rivais locais e assistia como espectador o clássico das massas entre Atlético e Vila Nova. E qual o problema em assumirem que vieram de baixo, que fizeram boas administrações e chegaram ao topo? Não. Isso não combina com o Goiás. 

Já nós, atleticanos, temos o maior orgulho de dizer que somos o time mais tradicional do Estado, primeiros campeões goianos em 1944, primeiro time goiano a ganhar de um time do eixo Rio-São Paulo (1 a 0 sobre o São Paulo, em 1958, no Estádio Olímpico), primeiros a ganhar um título nacional (Torneio da Integração Nacional, em cima da Ponte Preta, em 1971, em campeonato que o próprio Goiás participou). Não temos memória curta ao recordarmos que um dos jogadores mais lembrados pelo Goiás, pelo histórico empate por 4 a 4 com o Santos de Pelé foi Paghetti, campeão goiano com o Dragão em 1970 e depois emprestado para o Goiás jogar o Nacional. 

Lembramos com orgulho que saímos das cinzas. De 1972 a 2006 ganhamos apenas três títulos, ficamos sem estádio e ressurgimos para sermos campeões de público do Goianão em 2006, para dividir estádio e sermos até maioria em jogos contra São Paulo, Palmeiras e Flamengo no Serra Dourada.  A torcida do Goiás realmente não é a do Atlético, dr. João. Temos orgulho de não termos arrastões, brigas e gangues na torcida do Dragão; não ilustramos os noticiários do meio-dia, ninguém vai a um jogo do Atlético com medo de levar seus avós e filhos, somos uma torcida de velhos e crianças e temos muito orgulho disso. Disputando a Série C já levamos 13 mil pessoas contra o Campinense (PB) em 2008 e me arrisco a dizer que se estivéssemos disputando o vice-campeonato da série A como vocês, e com 5 mil ingressos da nota fiscal, provavelmente colocaríamos mais de 7 mil  torcedores no estádio. 

Caro João Bosco, o Goiás é grande. Não se preocupe, da sua fundação até a década de 1970 foi pequeno, mas se tornou grande, não precisa renegar a história de vocês. Se vocês ficaram mais de 30 anos na Série A e até hoje têm de ouvir que a torcida mais apaixonada do Estado é a do Vila Nova, nós não temos culpa. Se puderam ser ultrapassados recentemente pelo Atlético, o mais tradicional do Estado, mas um time que parecia morto, não temos culpa.  Cada um tem seu valor e, quando torcer pelo Goiás não era  moda de TV e quase não se tinha notícia do time dos 33, o Dragão já lotava estádios, dava muitas alegrias e já tinha muitos títulos. Portanto, nunca se esqueça de que é preciso respeitar as cores, aqui temos muita história. 


Paulo Winicius Teixeira de Paula é atleticano e mestrando em História (UFG). E-mail: paulowinicius@gmail.com 


23 comentários:

Diego Stanescon disse...

Parei no " Atlético incomoda "... Só se incomodar o Guaratinguetá...

Time que tem bandidos á frente se auto-destrói.

Pode não cair esse ano, mais seu destino é retornar a sua insignificância...

Tradição é ser velho ?? Brasil de Pelotas então que o diga..

Shilton Nunes disse...

Que sem noção, esse é lunático

Anônimo disse...

Seu mestrado servira para você não ficar em jaulas comuns quando a justiça lhe mandar para o lugar que todos os assassinos devem ir. Ao invés de ficar preocupado com o Goiás vai se preocupar com a sua prisão que está próxima. Assassino de jornalista querendo bancar o moralista é o fim mesmo da moralidade no mundo.

Unknown disse...

kkkkk quer falar q a nossa torcida so tem marginal,pelo menos ngm manda matar jornalista ne senao ele tava enrolado

Unknown disse...

não tem arrastões, brigas e gangues na torcida do Dragão, pq o Dragão não tem torcida, mas tem diretoria que manda matar jornalista por não aceitar criticas, e a torcida do bila é tão apaixonada que em jogo de sua vida contra o treze consegui colocar só 24000 torcedores e com 15000 ingressos da nota fiscal....

Anônimo disse...

Não mesmo, vocês matam crianças.

Unknown disse...

Nunca, deixa eu dar ênfase, NUNCA li tanta MERDA na minha vida. Já cursei história na UFG e, sinceramente, o senhor for professor de história algum dia, que os meus filhos passem longe desse colégio.

Anônimo disse...

hahahah...... esse kra deve ser doente coitado

Anônimo disse...

Só se esqueceu de tocar no assunto cachoeira....

Unknown disse...

quem é cleuber carlos? nunca nem ouvi falar desse coitado que deve ser putinha do mauricio sampaio

H3llton disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

já deu, volte para sua pokebola agora!

melhor não rir, vai que é doença!

Anônimo disse...

kkkkkk o atletico incomoda kkkkkkkkkkkkkk essa piada foi boa demais

Unknown disse...

acabei de vim do treino do verdao na serrinha, o joao bosco estava desolado,triste e sem comer preocupado com com a repercussão que levou uma frase dele...

disse que depois desse texto do grande conhecido CLEUBER CARLOS (que ate agora nao me disseram quem é ele), ele nunca mais irá mexer com futebol,por que ele se sentiu humilhado por esta indo pra libertadores conseguir que um ATLETICANO que ta voltando pras cinzas o humilhace assim em rede nascional

Anônimo disse...

Muito engraçado... só agora vem falar isso???
Um time despencado desses, que deu sorte porque tem mais alguns despencados que conseguem ser pior ou igual..???
Porque nas rodadas atrás esse "historiador" não postou alguma coisa??
Só agora que tem a ''possibilidade'' desse timinho de 4000 mil testemunhas que a imprensa chama de torcida, vem cantando de galo???
Timinho que ficou 2 anos na série A e já se achavam.... menosprezaram o Goiás e o vila nem existia....acharam que eram a ultima garrafa de água do deserto do Saara..

Esse ''historiador'' podia também levantar uma tese ai sobre o declínio desse timinho de verão,(de 4000 torcedores ou testemunhas como queira) que coincidentemente começou com a queda do patrocínio das empresas do cachoeira.
E também outra tese sobre a morte do Valério Luiz...

Se esse timinho perder e o paissandu ganhar, eu quero ver se ele vai vir com toda essa arrogância, típica dessas testemunhas lagartichosas..

Meu filho, põe na cabeça.....
Aqui em Goiás tem dois times... Goiás e Vila Nova... se tem alguém que pode crescer junto ao Goiás, esse será o Vila Nova.

Timinho que vive da torcida de outros times, não tem gabarito para nada, como um patrocinador sério vai colocar marca numa camisa dessa??

Vive da torcida de outros times 2 : como ocorreu o ano passado quando esse timinho jogava com times de maiores expressões, colocava o ingresso lá em cima... o que explica que até a diretoria sabe que não tem torcida, e usa desse subterfúgio lamentável para ganhar dinheiro explorando outras torcidas.
É timinho mesmo...

Anônimo disse...

kkkkk, a mochezada parou de ver TV pra comentar aqui no blog! Tão incomodados hein?! Meus filhos, fora os grandes de RJ, SP, RS E MG os demais são o resto do pouco do nada que sobrou de alguma coisa que ninguém queria! E nunca serão, sabem por que?! O cep não ajuda!

Anônimo disse...

Grande é a torcida do goiás onde o time está disputando vaga na libertadores, tem o melhor jogador do campeonato, vem de duas temporadas sensacionais, leva somente 6.192, vcs tinham que ter vergonha de querer disputar publico com atlético e principalmente o Vila que a muito tempo só vem colecionando fracassos. Apesar da temporada razoável dirigente do Vila não foi aos meios de comunicação reclamar de público, diferente do joão bobão que foi pelo menos umas 3 vezes, bota o rabinho entre as pernas e admita vcs são uma torcida vergonhosa, que adora ver time de eixo...

Unknown disse...

Não só marginal como analfabeto como vc...

Unknown disse...

Deu para ver o nível cultural deste torcedores do moxe, só pelos comentários... não sabe nem o que falam são um bando de alienados...

Anônimo disse...

Neste novo modelo de brssileiro serie A , times como o Goias,Bahia,Coritiba,Atletico PR,Vitoria a cada tres anos vao cair.O Goias tem odio do Atletico pois alem de nao dar renda ainda arrisca perder.Ama o Vila que da grana e perde todas.O Goias consegue unir os ricos arrogantes e os desprovidos revoltados , a combinacao perfeita para a antipatia.

Anônimo disse...

O nivel dos caras e tao bom que acham quem escreveu foi Cleubet Carlos,nao sabem nem interpretar um texto.

Anônimo disse...

Depois que esse timinho de 4000 torcedores perder para o guaratinguetá eu volto aqui para te zoar... kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Opinião é opinião... de a sua, caso queira e bico fechado...
Vc que é tão inteligente, deve entender isso... ou não???

Anônimo disse...

Incomodado com que filhinho???
Time que está na beira do abismo para série C, pelo menos até o dia do jogo c/ o Guaratinguetá... depois é queda na certa e não vai ter nem uma raiz na beira do barranco para a lagartixa pegar.. e se der uma zebra do tamanho de um elefante, seu timinho ainda está na B.
Quem sabe o cachoeira "banca" algum dim dim p/ esse time incompetente...
kkkkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkk