terça-feira, 5 de novembro de 2013

Redes Sociais e a Cidadania


Por Fernanda Santos* 
É mister ressaltar sobre a função das redes sociais no nosso cotidiano. Pois novos hábitos e fenômenos comunicativos todos os dias estão à nossa frente. As redes sociais como o TwitterFacebook e etc, abriram grandes horizontes em agregar pessoas e grupos em torno de uma ideia comum, mas é difícil entender se há comprometimento com a cidadania. 
Falo isso, pois as redes sociais despertam discussões e apresentam novidades vindas de todos as partes do mundo, mostram novas tendências em todos os segmentos do conhecimento humano. O fator cidadania citado nestas linhas, é ressaltado pelo fato de que em terras brasileiras, ainda não se desenvolveu à contento, talvez porque as pessoas nem se interessam por seus direitos. 
Ou pelo fato de que as autoridades estão mais interessadas em encher seus próprios bolsos isoladamente, do que investir em cultura, educação e lazer. Ficará registrado nestas linhas que a inclusão digital trará muito mais do que entretenimento às comunidades carentes, mas também trará consigo uma grande responsabilidade, que é a de nivelar por igual o conhecimento para todos. 
Mas também é importante ressaltar que o mau uso das tecnologias digitais, redes e mídias sociais poderão ressaltar em criminosos tão cruéis como os relatados nos livros de LombrosoGarófalo e Beccaria. Pois no mundo virtual, os crimes cometidos ainda não tem uma punibilidade pré-fixada, pois os estudos sobre o assunto estão em desenvolvimento, e ainda temos que adequar o nosso Direito Penal e Direito Civil, aos avanços da sociedade em nossos dias. 
A construção de novas políticas sociais que agregam, a difusão da cidadania plena para todos se iguala a uma tartaruga tetraplégica, o bom uso das mídias e redes sociais, a favor da difusão de valores harmônicos, com que se minimamente é mister em nossa legislação e nossa conduta social, é algo que não pode mais esperar... Que não pode esperar o Marco Civil da Internet para ser consolidado é preciso mais, muito mais...  
Que novos rumos possam ser constituídos para que as redes e mídias sociais possam além do entretenimento, garantir cidadania plena, ampla, total e irrestrita a todos os cidadãos brasileiros. Isto é o meu maior desejo. Para que todos possam enfim além de se divertir, ser atores sociais nas novas dinâmicas das relações humanas em nosso tempo para um novo tempo. 
*Fernanda Santos - Bacharela em direito, parecerista em matéria cível. Articulista do jornal Perspectiva Lusófona em Angola, DM e Opinião Jurídica em Goiânia -GO. 

Nenhum comentário: