quinta-feira, 21 de novembro de 2013

No Rio Grande do Sul Jovem Se Mata Após Ter Fotos Divulgadas Pelo Ex-Namorado Em Redes Sociais

Menor de 16 anos cometeu suicídio após descobrir que o ex-namorado havia espalhado fotos nas redes sociais em Veranópolis (RS)

Jovem soube da divulgação das fotos nas redes sociais através de uma amiga.

Uma jovem de 16 anos cometeu suicídio na tarde da última quinta, 14, em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, horas após descobrir que o ex-namorado havia espalhado fotos dela sem roupa nas redes sociais. O caso acontece poucos dias após a jovem piauiense Julia Rebeca, de 17 anos, cometer suicídio depois que um vídeo ter circulado através do WhatsApp no município de Parnaíba.

O rapaz teria copiado as imagens a partir de uma conversa pela webcam, e divulgado pelo Twitter e Facebook depois de terminar o relacionamento com a vítima. Conforme informações preliminares, a adolescente foi avisada por uma amiga sobre as imagens e, horas depois, foi encontrada morta em casa.

Ainda tentando entender o que aconteceu, a família da adolescente compareceu na tarde desta terça, 19, na delegacia de Veranópolis para entregar o computador e o celular da estudante.

INQUÉRITO – Após conversar com os pais da vítima, a polícia abriu um inquérito para investigar o caso. Segundo o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, os responsáveis serão enquadrados no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que qualifica como crime grave a divulgação indevida de fotos, vídeos ou imagens de crianças ou adolescentes.

O principal suspeito é o adolescente que registrou a cena. O nome dele está gravado no printscreen feito da tela de uma conversa via chat de internet, em que a estudante se exibe via webcam. Mas, de acordo com o delegado, outras pessoas poderão ser responsabilizadas. A imagem teria sido feita pelo ex-namorado há cerca de seis meses.

“Além do autor, todos os que repassaram cometeram crime”, adverte o delegado, que irá pedir uma perícia do computador da vítima.

Nos próximos dias, Ferrugem pretende colher o depoimento de outros parentes e amigos da jovem, para esclarecer as circunstâncias da divulgação da imagem. Por enquanto, os nomes dos envolvidos no episódio estão sendo preservados a pedido da família da adolescente.

Do Zero Hora

Um comentário:

Thilfa disse...

Hoje é tarefa dos pais alertar sobre os perigos que existem do outro lado da tela do computador, do notebook, do celular. Se antes não havia criança, adolescente ou jovem que não saísse de casa sem antes receber um sem número de recomendações, hoje se deve encher de alertas as mesmas crianças, adolescentes e jovens antes de saírem navegando pelo mundo da internet.

http://ulbra-to.br/encena/2013/11/23/Caiu-na-Net-a-intimidade-desvelada