quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Marconi Faz Palestra na Abertura de Encontro de Jovens Empreendedores


Palestrante convidado para a abertura da 19ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (19º Conaje), o governador Marconi Perillo, ao abordar o tema “Investindo nos jovens para a criação de um País forte”, disse que a realidade de Goiás é melhor do que a média brasileira em relação ao contingente de jovens desempregados entre 15 e 24 anos. “Enquanto no Brasil 46% dos jovens nesta faixa etária estão desempregados, Goiás lidera o ranking de criação de empregos de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – do Ministério do Trabalho e Emprego”, informou ao governador para lembrar que de janeiro a setembro deste ano, foram criados em Goiás, 88 mil empregos formais. A expectativa, salientou, é que o Estado feche o ano com 100 mil empregos líquidos.

O 19º Conaje, idealizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje – e realizado pela Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás – Aje-Goiás – tem por objetivo difundir o empreendedorismo para a geração de novos negócios e parcerias, promover o aprendizado técnico e humano, além de fortalecer a representatividade das entidades jovens do País. O seminário acontece no Centro de Eventos da UFG de 6 a 8 deste mês.

O governador mostrou em sua palestra que Goiás disponibiliza alguns programas que ajudam o jovem a se encaminhar e melhorar sua formação acadêmica, como o Bolsa Universitária, o Passe Livre Estudantil, o Prêmio Aluno, a Bolsa Alimentação para estudantes de período integral da UEG e o Bolsa Futuro.

Ao mencionar uma pesquisa nacional com 10 mil pessoas em todo o País, mostrando que 34% dos empreendedores têm entre 25 e 34 anos, Marconi lembrou que Goiás é pioneiro no incentivo para que o jovem empreenda. “Criamos o programa Minha Primeira empresa, com os objetivos de capacitar novos empreendedores, facilitar a abertura de novas empresas e proporcionar acesso a crédito dentro do programa. Nossa meta é atender a 4 mil jovens no Estado. Ele é voltado para jovens com idade mínima de 18 anos e que tenham cursado o ensino médio completo e com disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação, que darão as noções de gestão, competição e do que é empreender”.

“O programa Minha Primeira Empresa – acrescentou - é um dos orgulhos da nossa administração que tem como premissa incentivar de todas as maneiras o jovem a empreender, dando formação e boas condições de financiamento para tocar o seu próprio negócio”.

Sob o tema “O impacto do empreendedorismo jovem no desenvolvimento do Brasil”, o 19º Conaje espera reunir mais de três mil jovens, de 23 estados brasileiros, que poderão participar de palestras, workshops, painéis e cursos voltados para o fomento do empreendedorismo.

Entre os convidados estão nomes como Milton Seligman, diretor de Relações Corporativas e Comunicação da AmBev; jornalista Paulo Henrique Amorim; Luiz Eduardo Barreto, presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Juliano Seabra, diretor de Educação, Cultura e Pesquisa da Endeavor Brasil; Arthur Grynbaum, diretor presidente do Grupo O Boticário; Frederico Curado, presidente da Embraer, jornalista Alexandre Garcia, entre outros.

Na solenidade de abertura esteve presente também o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Acompanharam o governador Marconi Perillo os secretários de Indústria e Comercio, Alexandre Baldy, e da Casa Civil, Vilmar Rocha.

Nenhum comentário: