quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Marconi Exalta a Consciência Negra e Entrega Comenda Zumbi dos Palmares


Em comemoração ao Dia Nacional e Estadual da Consciência Negra, o governador Marconi Perillo, acompanhado pela primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, comandou solenidade exaltando a luta empreendida pelos negros no Brasil e fez a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a 11 homenageados que se destacaram em ações contra a discriminação racial, contribuindo para o fortalecimento da igualdade racial em Goiás.

Ao lado da secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Teodoro Reis, da superintendente de Igualdade Racial, Raimunda Montelo, e secretários estaduais, o governador disse, em discurso, que a data de hoje deve se traduzir como um momento de veemente reflexão sobre os caminhos do País e sobre as ferramentas que existem para as formas de injustiças e desigualdades que continuam como um imenso desafio para as gerações do presente e do futuro. Frisou que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas Para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), permanecerá firme com seus programas que visam o combate direto ao preconceito e à discriminação, com iniciativas voltadas para a inclusão social e para a plena democratização das oportunidades. 

“Quero dizer a cada um dos homenageados que Goiás e o Brasil se orgulham muito da atitude, dos gestos e das ações concretas que realizam em prol de uma nação de fato pautada pelo respeito ao próximo, pelo respeito às diferenças. O Dia Nacional e Estadual da Consciência Negra, na verdade, nos conscientiza sobre a necessidade de mantermos, forte, a luta contra o preconceito racial todos os segundos, todos os minutos do ano. Ou seja, o respeito à pessoa humana deve fazer parte do nosso caráter”, declarou.

Em seguida, afirmou que a tarefa de esclarecer a sociedade sobre a importância da raça negra, de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do País deve ser exercício diário da sociedade. “Os séculos não apagam a influência, o exemplo e a alta relevância histórica da luta empreendida por Zumbi. Nesta data tão especial, consideramos importante celebrar as conquistas obtidas pela luta de tantos. São vitórias limitadas, mas que apontam para um horizonte mais promissor”, disse, levantando dados do IBGE sobre o desenvolvimento no processo de conquista de espaço pelos negros.

Ele pediu à secretária Gláucia e aos superintendentes que, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), avancem cada vez mais no sentido de não permitir que qualquer discriminação ocorra em relação a todas as pessoas negras e pardas. “Essa é a razão de ser dessa secretaria”, enfatizou.  

O governador homenageou também o jornalista Adãozinho Divino Batista, que é negro, reside e trabalha em Palmeiras de Goiás. “Quero cumprimentá-lo por esse dia, porque conheço o seu trabalho e luta e tenho um carinho enorme pela sua mãe Umbelina, que foi mãe de leite de minha mãe e estará para sempre na nossa memória e coração”, disse. “Adãozinho também está escrevendo um livro sobre a história de vida simples da minha mãe”, informou aos presentes. 

Foram agraciados o secretário estadual de Cultura de Goiás, Gilvane Felipe; o Instituto Federal Goiano (IFG) Campus de Morrinhos/GO; Domingas Gouveia de Carvalho (Comunidade Quilombola João Borges Vieira – Uruaçu); a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e da Igualdade Racial de Prof. Jamil; a diretoria da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia; professora. Dra. Cristiane Maria Ribeiro – NEEAD/UFG; a Associação Mestre Desportiva e Cultural Mestre Bimba; Vereadora Cristina Lopes Afonso; Durval José Martins (Mestre Goiano); Rurany Ester da Silva (Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM); Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Jornal Tribuna do Planalto. 


Nenhum comentário: