sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Marconi entrega 1.250 cartões do Prêmio Aluno em Aparecida e Trindade e diz que pais também são vencedores


O governador Marconi Perillo e o secretário de Educação, Thiago Peixoto, cumpriram, na tarde de ontem, mais uma etapa da entrega dos cartões de poupanças a alunos do Ensino Fundamental e Médio, por meio do Prêmio Aluno, em Aparecida de Goiânia e em Trindade. Esse programa beneficia os estudantes da rede estadual que obtiveram a melhor nota na Prova Goiás, um dos componentes do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), com um cartão poupança no valor de R$ 1,1 mil. Nas duas solenidades, Marconi disse que os pais são também vencedores, por incentivarem seus filhos a estudar.

Hoje, 1.250 alunos de escolas de Aparecida de Goiânia (888), e de Trindade e região (362) foram contemplados durante solenidade no Centro de Cultura de Esporte e Lazer (CEL da OAB) e na Faculdade União Goyazes, respectivamente. Em Trindade, receberam o prêmio alunos das seguintes cidades: Abadia de Goiás, Palmeiras de Goiás, Guapó, Campestre, Avelinópolis, Santa Bárbara, Abadia de Goiás e Anicuns.

Em Aparecida - Neste ano, o Prêmio Poupança Aluno beneficiará até 10 mil alunos. “Criamos este e muitos outros incentivos para alunos, escolas, professores e diretores com o objetivo de transformar o nosso Estado em referência no Brasil para a educação; e graças ao trabalho dos professores, diretores, funcionários administrativos, secretários, pais, famílias e ao esforço dos alunos, estamos conseguindo dar passos importantíssimos na área da educação. Goiás passou da 16ª para a 5ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destacou o governador. Em seguida, reiterou que o objetivo é chegar à 3º posição no ranking nacional.

Marconi lembrou que o município de Aparecida recebeu, neste ano, recursos que foram encaminhados a cada conselho diretor de cada escola estadual para que fossem feitas reformas em todas as escolas. Foram entregues também três escolas Padrão Século XXI. Ele disse que está acertando com o prefeito Maguito Vilela a aquisição de mais cinco áreas para a construção de mais cinco escolas Padrão Século XXI.

Ele reforçou que a parte destinada a Goiás dos recursos dos royalties do Pré-Sal, reservados à educação, serão utilizados para investimento na carreira dos professores, nos alunos do Ensino Médio – para que seja possível combater a evasão escolar –, no Prêmio Aluno e no Prêmio Escola. “Goiás é destaque no PIB, nos empregos, na economia, na industrialização, em várias áreas, e queremos assegurar a continuidade dessa prosperidade”, frisou.

O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ozair José, representou Maguito e agradeceu, em nome da Prefeitura, os investimentos que o governo do Estado tem feito na educação do município. “O governador está nos proporcionando abrir caminhos aos nossos alunos”, declarou. A subsecretária municipal de Educação do município de Aparecida, Idelma Maria, saudou Marconi lembrando os investimentos realizados na área desde seu primeiro governo. “Hoje vivemos uma realidade que foi transformada para muito melhor graças ao senhor”, afirmou.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, deputados e representantes da área da educação.

Trindade - Ao falar na solenidade, realizada na Faculdade União de Goyazes, o governador Marconi Perillo pediu aos pais e às mães dos alunos premiados que levantassem as mãos. “Vocês merecem todo nosso aplauso, o nosso reconhecimento, porque estão sabendo criar os seus filhos com valores éticos”, disse o governador, ao acrescentar que os pais também são “grandes vencedores”.

Marconi afirmou que Goiás tem hoje uma geração de “jovens vitoriosos”. Para ele, o Prêmio Aluno, mais do que dá uma poupança ao aluno, é o reconhecimento do governo de Goiás àqueles que se destacaram no ensino e na aprendizagem. Para ele, “esse é o pontapé inicial de uma trajetória de muito sucesso na vida desses alunos”.

O governador lembrou que a Alemanha e o Japão saíram destruídos da 2ª Grande Guerra Mundial, e, depois das bombas, os líderes destes dois países priorizaram a Educação. Hoje são duas potências mundiais. Citou as experiências da China e da Índia, que há 20 anos eram muito pobres, mas que resolveram investir em ciência e inovação. Ambos os país, ressaltou, avançaram nos índices de desenvolvimento humano.

Na visão do governador, se o Brasil quiser consolidar o desenvolvimento, terá de priorizar a educação. “O propósito do Poupança Aluno é criar uma competição saudável, uma gincana positiva, beneficiando o conjunto dos estudantes”, observou.

Marconi anunciou que, para 2014, o programa será corrigido para R$ 1,2 mil. E a meta do governo é ampliá-lo. “Esses recursos que estão sendo utilizados, que é um dinheiro público, estão transformando uma energia represada em energia positiva”.

O Programa Poupança Aluno beneficiará 10 mil jovens estudantes, em todo o Estado, e tem por objetivo estimular o aprendizado. O estudante Pedro Lucas, de Anicuns, que falou em nome dos premiados, disse que o Poupança Aluno estimula os jovens a estudar.

O secretário de Educação, Thiago Peixoto, ressaltou, no discurso, que os alunos beneficiários do Programa “são grandes vencedores”, sendo beneficiados porque conseguiram boas notas na Prova Goiás. Para o secretário, é função do Estado promover ações que estimulem o aprendizado. “Esse é um programa que está revolucionando a Educação em Goiás”, assinalou.

Integraram ainda a comitiva do governador, em Trindade, o prefeito Jânio Darrot, o secretário Vilmar Rocha (Casa Civil), o deputado estadual Marlúcio Pereira, vereadores e lideranças de Trindade e região, entre outros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou estudante de Trindade GO, e fiz a prova Saego 2014, queria apenas saber se já saiu o resultado da avaliação ,aguardo pela resposta . Grata ;

Anônimo disse...

meu nome Andre Ramos de Araujo fiz a prova no colegio estadual mansoes paraiso em ap de goiania do dinheiro so recebi $360,75 o resto foi dito so quando eu tiver o segundoi ano do ensino medio completo e verdade ou posso receber antes ??

Anônimo disse...

Eu sou Pedro Henrique Fernandes eu fiz a prova do saego em 2014 mas minha escola todos não receberam ainda eu sou do colégio estadual Rogério Bonifácio. Obrigado pela atenção.

Unknown disse...

Olá meu nome é vitória Gabriele e fiz a prova em 2014 mas ainda não recebi nada fiz a prova no colégio estadual nova era,como que fasso para receber ,já se passaram 3 anos e nada