quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Marconi Determina Ampliação do Policiamento Ostensivo Nas Ruas


Ao participar ontem da formatura de 65 aspirantes ao posto de tenente da Polícia Militar e de acompanhar o início do curso de formação para novos 80 policiais, na Academia de Polícia Militar, o governador Marconi Perillo determinou que todas as medidas sejam tomadas pelo comando da Corporação para garantir a presença maciça da PM nas ruas de Goiânia. “A determinação que dei é que saturemos a região metropolitana de Goiânia, o Entorno de Brasília e as grandes cidades”, disse o governador.

Para isso, relatou, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, foi autorizado a comprar todo o estoque do banco de horas da PM, visando ampliar a presença dos policiais nas ruas nesta reta final do ano.

Durante a solenidade, Marconi entregou 105 motos e uniformes completos para num novo serviço da PM, denominado de “Ronda de Quarteirão”, cujo modelo foi inspirado na experiência da Colômbia, que conseguiu reduzir sensivelmente os índices de criminalidade. Trata-se de um policiamento comunitário, baseado na circulação de policiais, usando motos, e roupas especiais, refletivas, na tonalidade limão, visando dar mais visibilidade à presença dos agentes de seguranças nos bairros.

O governador também assinou a promoção, por ato de bravura, de 137 policiais que atuaram diretamente na segurança e atendimento às vítimas do acidente com o Césio-137, em setembro de 1987. “Sou testemunha ocular de tudo que aconteceu àquela época. Nada mais justo que um governador, que estava ao lado de vocês naquele momento, reconhecer o esforço e hoje poder autorizar essa promoção”, disse Marconi.

No discurso, ele ressaltou que a União concentra a maior fatia do bolo da arrecadação, mas não se obriga na tarefa de ajudar os Estados no combate à criminalidade. “Isto está errado. Precisa ter mais dinheiro federal, porque as responsabilidades e as críticas pesam sobre nossos ombros”. Marconi criticou o que chamou de “círculo vicioso” – a polícia prende e, por força da legislação, a Justiça solta. Além de defender a destinação de mais recursos, na visão do governador é preciso mudar a legislação, para aumentar penas e reduzir a maioridade penal.

Joaquim Mesquita anunciou para breve a formatura de 800 novos policiais do serviço voluntário, início do curso de formação para outros 1.300 e a abertura de curso de formação para outros 1.100 aprovados no último concurso da PM. “Estamos falando em algo próximo de 5 mil novos policiais militares”, disse o secretário, ao enfatizar que “não dá para improvisar” quando o assunto é segurança pública.

Segundo Joaquim Mesquita, Goiás fechará o ano com estabilidade nas taxas de criminalidade, com forte indicativos de queda para os próximos meses.

Ao dar boas vindas aos novos formandos, o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito, apresentou as últimas estatísticas deste ano do trabalho da PM. Segundo ele, até este mês foram realizadas mais de 35 mil operações pela PM, com 555.952 abordagens de pessoas, recaptura de 3.194 foragidos da Justiça e 5.546 prisões em flagrante, apreensão de 2.177 armas de fogo apreendidas e 4 toneladas de entorpecentes, além da elaboração de 2.491 TCOs, em parceria com a Polícia Civil.

Nenhum comentário: