terça-feira, 19 de novembro de 2013

Marconi Anuncia Convênio Para Realização de Exames Oftalmológicos na Rede Pública de Ensino


Ao participar, hoje à tarde, da inauguração do Centro de Diagnósticos e Laserterapia da Fundação Banco de Olhos de Goiás, o governador Marconi Perillo anunciou a assinatura de convênio com a instituição para realização de exames oftalmológicos gratuitos em alunos das redes estadual e municipal de ensino, em todo o Estado.

Para executar a segunda etapa do programa De Olho na Visão, o governador enviou à Assembleia Legislativa pedido de autorização para assinatura de convênio com a Fundação Banco de Olhos, que é gerida pelo Lions Clube.

A previsão é que sejam realizadas 1 milhão e 150 mil consultas oftalmológicas, numa ação que deve envolver também as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, com distribuição de 75 mil óculos. O governador sugeriu também que o convênio a ser assinado entre o Estado e a Fundação Banco de Olhos estabeleça a possibilidade de realização de procedimentos cirúrgicos. Pelas estimativas iniciais, ao final do processo, serão realizados 2,3 milhões de exames, envolvendo alunos de aproximadamente 2 mil e 800 escolas, das quais 1.193 da rede estadual.

Marconi, que estava acompanhado a primeira-dama Valéria Perillo e dos secretários Vilmar Rocha (Casa Civil) e Antônio Faleiros (Saúde), ressaltou, no discurso de inauguração da nova unidade oftalmológica, a importância das parcerias do Estado com o terceiro setor. “Reconheço o grande trabalho social desenvolvido pela Fundação Banco de Olhos de Goiás”, disse, ao enfatizar que desde o seu primeiro governo procurou estabelecer sólidas parcerias com a instituição.

Na oportunidade, o governador fez um balanço das ações de Saúde desenvolvidas pelo governo do Estado e anunciou a expansão do Crer, que terá uma unidade no Estado do Tocantins.

O novo Centro de Diagnósticos e Laserterapia está equipado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos para realização de exames oftalmológicos, que vão desde a biometria ótica à ultrassonografia ocular e o mapeamento de retina. Também será possível estudar a curva tensional de área, exame fundamental para apurar os danos visuais causados pelo diabetes. Mais de 20 tipos de exames oftalmológicos poderão ser realizados pelo novo Centro.

Criada há 35 anos, a Fundação Banco de Olhos de Goiás já realizou mais de 1 milhão e quinhentos mil atendimentos, quase 40 mil cirurgias e 9 mil transplantes.

Nenhum comentário: