sábado, 30 de novembro de 2013

Governador Anuncia Ampliação do Poupança Aluno Para 20 Mil Estudantes


Em solenidade concorrida, com a presença de pais, alunos, professores e diretores, o governador Marconi Perillo anunciou  ontem ampliação do prêmio Poupança Aluno, de 10 mil para 20 mil beneficiários, em 2014. A entrega de 1.200 cartões bancários, que dão acesso ao crédito, lotou as dependências da concha acústica do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Na manhã de hoje, foram contemplados alunos das escolas estaduais do perímetro urbano de Goiânia. Em menos de uma semana, o governador entregou quase cinco mil cartões do Poupança Aluno, em mais de 20 municípios.

Na fala à extensa plateia, Marconi enfatizou que a cerimônia tinha por objetivo homenagear alunos, professores, diretores e, especialmente, os pais, que são os grandes responsáveis por acompanhar a formação educacional dos filhos. Ressaltou os avanços da Educação em Goiás, desde que ele assumiu o governo pela primeira vez, em 1999. “Naquela época um professor chegava a ganhar100 reais. Hoje, basta pegar o contracheque para ver a diferença”, disse.

Segundo ele, de 1999 para cá foram adotadas uma série de medidas que “mudaram os rumos da Educação”. Dentre elas, o fim das filas de pais para realização de matrícula dos filhos, a compra direta da merenda escolar pela direção das unidades e o fim da indicação política dos diretores de escola.

A exemplo do que fez em outras solenidades de entrega do prêmio, Marconi enfatizou a importância da educação, citando as experiências da Alemanha e do Japão, dois países que, depois de seriamente atingidos pela 2ª Grande Guerra Mundial, “deixaram as armas de lado e foram investir em pesquisa e inovação”.

Hoje, ressaltou o governador, a Alemanha é a 2ª potência econômica mundial e o Japão a 3ª. Também os Estados Unidos, reforçou Marconi, que participaram do final guerra, aproveitaram o período para multiplicar os investimentos em Educação. Segundo ele, a educação também foi a responsável por grandes avanços sociais nos dois países mais populosos do mundo – China e Índia – cujas populações estão a cada dia deixando a linha de pobreza. “Nos últimos 20 anos, esses dois países investiram vultosos recursos em ciência e tecnologia”, reafirmou.

Dirigindo-se aos diretores de escolas presentes à solenidade, Marconi prometeu investir a maior parte dos recursos que o Estado vai receber da exploração do Pré-Sal na capacitação de professores e de funcionários administrativos. Outra parte, garantiu, será aplicada no combate à evasão escolar.

Pediu a secretário de Educação, Thiago Peixoto, que elabore um programa, semelhante ao Poupança Aluno, para premiar os melhores professores. “O que nós queremos é que essa competição saudável entre os alunos traga benefícios para a Educação”, sustentou Marconi, ao determinar também que o secretário liste todas as demandas por estrutura física das escolas estaduais de Goiânia, mesmo tendo passado recentemente por uma completa reforma. Também assumiu o compromisso de dotar as unidades da Capital com quadra poliesportiva coberta.

Acompanharam o governador, na solenidade, além de Thiago Peixoto, o deputado federal Vilmar Rocha e o deputado estadual Talles Barreto.

Nenhum comentário: