sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CRER Realiza Manhã de Conscientizasão Pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, gestora do CRER, oferece programação e convida a sociedade em geral para reforçar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência. Último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Índice representa 24% da população do País, que soma 190 milhões de brasileiros.

O CRER é, desde maio de 2013, o único hospital do Centro-Oeste habilitado pelo Ministério da Saúde a atender pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Denominado Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, a Instituição é uma de quatro unidades reconhecidas nesta modalidade, sendo as outras na Bahia, Minas Gerais e Paraíba.

O trabalho desenvolvido em 11 anos de atividades, fez do CRER um modelo de reabilitação em todo o País. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência, a Instituição foi convidada e participa do Membro do Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações de Saúde (Programa Viver Sem Limites), que discute a política da pessoa com deficiência. Neste contexto, o CRER participa e incentiva mobilizações pela luta dos direitos da pessoa com deficiência.

Programação

No próximo dia 3 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o CRER promove uma manhã de reflexão sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência. Dentro da programação, destaque para a palestra sobre os “Direitos da Pessoa com Deficiência e a Inclusão no Mercado de Trabalho”, com a especialista em Políticas Públicas e analista de Seguro Social (INSS) Patrícia Souza Oliveira, às 10h45h, no auditório Valéria Perillo.

A programação será aberta, às 9h45, pela superintendente Multiprofissional de Reabilitação do CRER, Divaina Alves Batista, que é também Membro do Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações de Saúde no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

Antes da palestra que discute o importante tema de inclusão social, haverá ainda apresentação artística de grupos formados por pacientes do CRER. Em seguida, às 10h, o violeiro goiano Marcus Biancardini apresenta clássicos da música caipira e canções do próprio repertório. O artista é conhecido pelo seu talento com a viola, e já se se apresentou em programas de TV brasileira, como o Programa do Jô e Programa Amaury Jr.

Nenhum comentário: