quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CITIBANK Quebra Ilegalmente Sigilo Bancário de Cliente Para Beneficiar Empresa Em Ação na Justiça do Trabalho

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás vai julgar nos próximos dias um processo de quebra de sigilo bancário onde uma funcionária do banco Citibank quebrou deliberadamente e ilegalmente o sigilo bancário de um cliente para fornecer provas contra o cliente para favorecer uma empresa em uma ação trabalhista. 

A empresa envolvida é a HICATUR PASSAGENS, TRANSPORTE E TURISMO LTDA de propriedade de Hideraldo Santana, que já é investigado pela Polícia Federal por suspeita de praticar outros crimes. No caso em questão,  um ex-funcionário na HICATUR ingressou na justiça do trabalho para receber os direitos trabalhistas. O acordo foi homologado pelo juiz do TRT, Eduardo do Nascimento, mas a empresa deixou de pagar a última parcela no valor de R$ 7.500,00 na data determinada pela justiça,  o que acarretou multa.

Para justificar o atraso, a HICATUR alegou que o caixa eletrônico do CITIBANK na avenida República do Líbano em Goiânia, agência 0117 estava com problema e fora do ar no dia 21/05/2012 e que por esse motivo efetuou o depósito no dia 22/05/2012. 

O problema é que para justificar suas alegações,  a empresa anexou como prova, o espelho de um protocolo bancário aberto com a senha da funcionária do CITIBANK,  Késia Cristina Pereira com espelho dos dados bancários do cliente, o que configura quebra de sigilo bancário. Jamais a funcionária poderia fornecer dados bancários de uma pessoa física sem autorização judicial para uma empresa. 

A juíza do trabalho, Fernanda Ferreira, despachou afirmando que a multa de 100% seria excessiva mas que a empresa poderia fazer o pagamento direto ao advogado ou fazer transferência on line e multou a empresa HICATUR em 20% pelo atraso.   O cliente registrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor contra o CITIBANK que repassou suas informações cadastrais a terceiros para serem usadas contra ele. Além disso,  o cliente  ingressou na justiça contra o CITIBANK por quebra de sigilo bancário.

O caso será julgado no inicio do próximo mês. O cliente do CITIBANK  está indignado com a atitude do banco e solicitou na justiça os esclarecimentos dos fatos para saber quais foram os motivos que levou a funcionária a quebrar o sigilo bancário do cliente para fornecer provas contra o próprio cliente. 

Se a escolha do BANCO é uma questão de confiança, definitivamente o CITIBANK cometeu um erro que mostra claramente que não é de confiança. Afinal de contas, no caso em tela, quem quebrou o sigilo bancário do cliente e forneceu informações para terceiros foi uma funcionária do próprio CITIBANK. 

Nenhum comentário: