segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sobrou Emoção, Desespero e Comemoração na Serie C

Uma Arena Castelão lotada como raramente se viu após o término da Copa das Confederações. Em vermelho, azul e branco, mais de 50 mil torcedores do Fortaleza assistiram, na tarde deste domingo (13), a mais um filme triste na Série C do Campeonato Brasileiro. E para alegria e emoção da pequena, mas presente torcida do Sampaio Corrêa. Com um gol de Paulo Sérgio aos 47 minutos do segundo tempo, depois de estar perdendo por 2 a 0, o time maranhense arrancou um empate por 2 a 2, deixou o Leão com 32 pontos, em quinto colocado do Grupo A, fora do mata-mata. O "Bolívia" se classifica para a próxima fase em quarto, com 33 pontos.

Em um grupo com equipes praticamente empatadas em número de pontos e com a realidade mudando a cada gol nos demais jogos, os torcedores do Fortaleza tiveram uma tarde com início tranquilo após gol de pênalti de Waldison logo aos dois minutos e outro de Guaru em cobrança de falta, ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar, sofreram com o gol de Arlindo Maracanã, aos 32 minutos. Até o fim a tensão foi total e terminou em lágrimas, após o gol nos acréscimos.


As outras duas vagas que estavam em disputa na chave foram conquistadas com vitórias. No Presidente Vargas, em Campina Grande, o Treze também precisou marcar no fim (aos 45 da etapa final) para vencer o já classificado Santa Cruz por 1 a 0 e terminar em terceiro lugar. Mesmo perdendo, o time coral ficou em primeiro. O Luverdense derrotou o Águia de Marabá por 3 a 0, em casa, em Lucas do Rio Verde, e ficou com a segunda posição na chave.

Emoção também sobrou na briga contra o rebaixamento. Em Maceió, o CRB escapou da degola ao derrotar o já rebaixado Baraúnas por 3 a 2. O mesmo valeu para o Cuiabá, que corria risco, mas derrotou o Brasiliense de virada por 2 a 1, empurrando o adversário Jacaré para a última vaga rumo ao abismo da Série D. O Rio Branco-AC foi a outra equipe rebaixada.

Nas quartas de final, quem se classificar rumo às semis garante automaticamente vaga na Série B do ano que vem. As equipes se enfrentam em ida e volta nos dois próximos fins de semana. Se houver empate na soma dos resultados, sobe quem marcar mais gols como visitante. Persistindo a igualdade, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis.

Veja os cruzamentos das quartas:

Sampaio Corrêa x Macaé
Treze x Vila Nova

Betim x Santa Cruz
Caxias x Luverdense

Vantagem e alívio

Com aplausos desde a entrada dos jogadores do Fortaleza no gramado, os torcedores do Leão viveram o primeiro momento de tensão logo aos dois minutos. Robert avançou com a bola, entrou na área e despencou. O árbitro paranaense Felipe Gomes da Silva imediatamente assinalou a penalidade, em meio a reclamações do Sampaio Corrêa. Sob olhares atentos da torcida, foi de Waldison a responsabilidade da cobrança. O goleiro Rodrigo Ramos pulou no canto certo, mas o atacante tricolor bateu forte e alto na direita, desentalando o primeiro grito de gol na Arena Castelão.

A segunda comemoração poderia ter saído aos 12, quando Eduardo Luiz fez um ótimo cruzamento para Assisinho. O atacante do Leão, no entanto, perdeu o tempo da bola e não conseguiu cabecear. Dois minutos depois, em triangulação de Cleitinho, Toti e Lucas, este último bateu forte e assustou Flávio. Com uma última rodada eletrizante e clubes muito próximos na tabela, qualquer gol marcado no Grupo A modificava o futuro das duas equipes. Por isso, mesmo à frente no placar, o desejo dos tricolores era ver o segundo.

Perto dos 30, os visitantes chegaram perigosamente com Kível de cabeça, mas Flávio defendeu com segurança. E seguro também foi Guaru, que foi barrado na última rodada e retornou justamente neste domingo, ao cobrar a falta que resultou no segundo gol do Leão. O meia sofreu a falta e ele mesmo bateu com classe, aos 40, dando mais tranquilidade à equipe e gerando mais indignação por parte do time adversário, que saiu para o intervalo criticando a marcação do pênalti e reclamando de suposta falta no goleiro Rodrigo Ramos no segundo dos donos da casa. 

Sufoco e decepção do Leão

Com a imprevisibilidade desta tarde no Grupo A, o Sampaio Corrêa voltou para o tudo ou nada do segundo tempo mais empenhado. Embora chegassem ao ataque com frequência, as duas equipes efetivamente não criaram boas oportunidades de gol até os 13 minutos, quando Assisinho bateu forte, e a bola passou muito perto da meta de Rodrigo Ramos, levantando a torcida no estádio.

Quem acabou chegando ao gol foram os visitantes, pondo fogo à "decisão" no Castelão. Aos 32 minutos, após bom lançamento de Edgar, Arlindo Maracanã bateu forte e balançou as redes: 2 a 1. O clima, então, voltou a ficar tenso nas arquibancadas. Com os resultados do grupo, o empate poderia tirar o Leão do G-4. Nos minutos finais, Marinho Donizete ainda salvou o Tricolor do que seria um filme triste. Mas, não foi o suficiente. Aos 47 minutos, Toti cruzou e Paulo Sérgio matou a partida. Mais de 50 mil torcedores calados no Castelão.

Nenhum comentário: