sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ministro das Cidades Assegura Recursos Para o VLT de Goiânia

 Consagrando a mobilidade urbana dos Entornos de Goiânia e do Distrito Federal como metas prioritárias do pouco mais de um ano de mandato que tem pela frente, o governador Marconi Perillo retornou na tarde desta quinta-feira ao Ministério das Cidades para acertar os detalhes dos projetos do VLT da capital goiana e do BRT de Luziânia. Na audiência de quase uma hora com o ministro Aguinaldo Ribeiro, ouviu que se o projeto do VLT de Goiânia ficar pronto até o mês de março do ano que vem, o Ministério das Cidades garantirá parte dos recursos para as obras. O projeto total é orçado em R$ 1,3 bilhão e deverá ter recursos de várias fontes.

O governador se disse otimista com o cumprimento do prazo e assegurou que o projeto em elaboração será composto de alguns aditivos que irão tornar o VLT mais moderno e dinâmico. “Havia o projeto do trem apenas por superfície. Agora, estamos trabalhando algumas mudanças que permitirão a construção de trechos subterrâneos e algumas obras de arte a mais”, explicou.

Também estão incluídos nos projetos a serem beneficiados com recursos do Ministério das Cidades os prolongamentos do Eixo Leste/Oeste para Senador Canedo, de um lado, e Vila Mutirão e Vera Cruz, do outro. “São projetos consistentes e muito importantes para a área da mobilidade urbana para o futuro de Goiânia e da Região Metropolitana”, assegurou o governador.

Para o Entorno do Distrito Federal, onde o transporte urbano tem enfrentado sérios problemas de superlotação e atrasos no cumprimento de horários, o Governo de Goiás continua a gestionar no sentido de estender o BRT, em construção, até a cidade de Luziânia. O projeto original, a cargo do governo do Distrito Federal, prevê a construção do BRT de Brasília até Santa Maria. “Já mostramos a necessidade e a viabilidade de levar o BRT até a Luziânia e acreditamos que isso será possível. As conversas estão bem adiantadas e eu estou confiante que isso vá ocorrer”, declarou.

Durante sua estada em Brasília na tarde desta quinta-feira, o governador Marconi Perillo esteve também em audiência com o ministro da Educação, Aloizio Marcadante. Tratou das escolas que estão sendo construídas no Estado em parceria com o Governo Federal e dos projetos que foram encaminhados, solicitando mais recursos para escolas e outras estruturas físicas para a rede estadual de ensino.

“Deixamos praticamente certa uma visita do ministro em novembro a Goiás para inaugurarmos juntos algumas obras, lançarmos um pacote para a construção de novas escolas e para a formatura do Pronatec. Estamos confiantes que teremos mais apoio ainda do Ministério da Educação”, comentou Marconi.

Nenhum comentário: