sábado, 5 de outubro de 2013

Marconi Inicia na Europa Apresentação de Oportunidades de Negócios em Goiás


O governador Marconi Perillo chegou hoje à Europa, para uma série de encontros com políticos e empresários, quase todos interessados em uma saída para o financiamento da economia do Euro nas próximas décadas. Ele participará de seminários, debates, encontros de negócio e de negociações diplomáticas que podem auferir para o Estado de Goiás uma melhor percepção dos europeus sobre as oportunidades de negócios e investimentos na região central do Brasil. Marconi reforça a iniciativa que empreendeu há oito anos, em outubro de 2005, quando Goiás iniciou a expansão do seu comércio exterior, que cresceu mais de 2000% nos últimos 15 anos.

Viajando até Lisboa, e por terra até a região portuguesa do Algarve, Marconi inicia a agenda com palestra a cerca de 300
empresários do Brasil, Espanha, Grécia, Portugal, Angola, Moçambique e México reunidos para dois debates principais: “O futuro para os Países do Sul Europa" e "Relações Empresariais Europa/África/América". Ele será o palestrante deste último tema. Para esses debates são esperadas autoridades e empresários de vários países, com encontros bilaterais liderados pelo primeiro ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Os dois lançaram agenda de conversações para buscar novos modelos de financiamento para Portugal nos próximos anos.

Este é o segundo encontro bilateral organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais de Portugal - , com o propósito de discutir novas plataformas de oportunidades entre povos, mercados e continentes. Marconi vai apresentar uma análise da conjuntura econômica que envolve a Europa e o Hemisfério Sul, incentivando o que chamou de “triângulo de identidade linguística e cultural” entre Portugal, a América Latina e os países africanos.

O governador acredita que a dinâmica da economia mundial está migrando para o hemisfério sul desde o desaquecimento dos mercados da Europa e da América do Norte, “o que se abre como uma grande oportunidade para países como o Brasil”, observa. Ele aposta na oportunidade de falar para investidores e autoridades europeias como “uma vitrine” para divulgação das oportunidades de negócios abertas em Goiás.

Na bagagem, Marconi carrega detalhes sobre demandas por parcerias e investimentos nos setores de bioenergia, infraestrutura pública e saneamento para as maiores cidades, além de caminhos e incentivos abertos para investimento em formação de mão de obra, transferência de tecnologia e parcerias com setores cuja vocação goiana tem avançado sobre os mercados nacional e internacional, como os setores de alimentos, têxtil e de mineração.

Além de Marconi Perillo, participam do evento os governadores Omar Aziz (Amazonas) e Simão Jatene (Pará), e também brasileiros respeitados no mercado mundial, como os empresários Luiz Fernando Furlan, membro do Conselho da BRF – Brasil Foods e do LIDE Internacional; Edson de Godoy Bueno, presidente do Conselho da Amilpar e do LIDE Empreendedor; e Paulo Rabello de Castro, coordenador do Movimento Brasil Eficiente e presidente do LIDE Economia.

Nenhum comentário: