terça-feira, 8 de outubro de 2013

Magnetoterapia: Técnica Contra o Desgaste Físico no Futebol


Os avanços científicos e tecnológicos cada vez mais revelam novos métodos de aplicação que estão possibilitando os jogadores de futebol recuperarem de lesões e do desconforto físico, promovendo o retorno ao campo de jogo com mais confiança, de forma mais rápida e segura. Uma nova alternativa de reabilitação está sendo implantada no futebol: trata-se de “magnetoterapia”. Cada vez mais usada por esportistas e cada vez mais presentes nos vestiários dos clubes de futebol.

É cada vez maior a quantidade de atletas e desportistas que recorrem às terapias alternativas para diminuir o tempo de recuperação das lesões. Foi assim com o motociclista italiano Valentino Rossi e o tenista Rafael Nadal, que se submeteram a tratamentos de “magnetoterapia".




CRAQUE RECUPERADO
O astro da seleção espanhola David Villa também se utilizou de “magnetoterapia” para tratar de uma lesão grave. Ele teve uma fratura do terço médio da tíbia esquerda durante o mundial de clubes em 2011. Uma das indicações mais importantes da técnica de “magnetoterapia” é a consolidação de fraturas.

“Magnetoterapia” pode também melhorar e tratar situações de lesões das cartilagens como condromalácias (que ocorre por excesso de pressão da cartilagem e também provocada por lesões traumáticas agudas ou repetidas no joelho como, por exemplo, realizar chutes repetidos ou até mesmo subir e descer escada) e condropatias (afilamento da cartilagem na parte articular da patela, podendo provocar dores no joelho).

A técnica trata de patologias e lesões por meio da aplicação de campos magnéticos. Baseia-se numa série de tratamentos com correntes eletromagnéticas, regenerando tecidos tanto ósseo quanto cartilaginoso, muscular e tendões. É praticada pela medicina alternativa utilizando-se a influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano.

Regenera as células lesionadas melhorando a cinética enzimática e repolariza as membranas celulares. Produz ação anti-estresse, promovendo uma aceleração de todos os fenômenos reparadores com nítida ação bio-regenerante, anti-inflamatória, combatendo o edema e aliviando dores, estimula o sistema endócrino, atua na reparação de tecidos sem efeitos colaterais.

ENERGIA ELETROMAGNÉTICA
Utiliza a energia eletromagnética e é uma cura eficaz, segura e não invasiva. Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. É indicada nos casos em que é necessário estimular a regeneração dos tecidos após eventos lesivos de natureza diferente.

Veja os benefícios e as vantagens da técnica de tratamento com “magnetoterapia”:

acelera os processos de cura; estimula as trocas celulares;

melhora a circulação sanguínea entre os tecidos (oxigenação e nutrição); reduz inflamações;

alivia a dor atuando como potente analgésico; estimula o tratamento dos edemas;

melhora o fluxo capilar; retarda o processo de diminuição da densidade óssea;

regenera as células sem energia; atenua dores e inflamações sem o uso de medicamentos;

não provoca dor; pode ser aplicada sem contra-indicações na maior parte das patologias;

pode reduzir em 50% o tempo de recuperação de uma fratura.

As ondas magnéticas liberadas por um campo magnético positivo atuam no corpo acelerando processos biológicos, fornecendo energia dinâmica às células. O pólo norte ou pólo magnético negativo do magneto é relaxante, interrompe processos prejudiciais para o corpo e por isso é indicado para reduzir ou eliminar a dor e as inflamações.

“Magnetoterapia” é muito indicada para os jogadores de futebol que apresentam desgaste físico acentuado, atuando eficazmente nos tecidos musculares, aliviando o enrijecimento dos músculos, podendo iniciar o tratamento de princípios de contraturas e lesões dos músculos. Indicada para tratamento do sistema ósteo-muscular, regiões ligamentosas, produzindo maior segurança do movimento e deslocamento no campo de jogo.

Reativa as células destinadas à absorção do cálcio, bloqueando o processo degenerativo, aumentando os efeitos de eventuais curas à base de integradores de cálcio.

São peças em algodão especialmente elásticas que se moldam facilmente ao corpo do atleta. Sua função de compressão difere das peças tradicionais. Possuem filamentos de cobre, filamentos de zinco, matriz de silício em contato com a pele, funcionando como se fosse uma “pilha”.

COMO FUNCIONA
Em resumo a técnica consiste pela formação de 2 pólos (como 2 imas), que criam uma corrente eletromagnética formando um campo de ação que estimula as células regenerando amplamente os tecidos.

Para transferir a técnica do ambiente de clínicas especializadas e de centros de medicina ortopédica para o campo de jogo, os jogadores de futebol agora dispõem de acessórios extremamente confortáveis e eficazes em forma de tornozeleiras, joelheiras, protetor de coxa, protetor de panturrilhas, bermudas primárias.

São peças em algodão especialmente elásticas que se moldam facilmente ao corpo do atleta. Sua função de compressão difere das peças tradicionais. Possuem filamentos de cobre, filamentos de zinco, matriz de silício em contato com a pele, funcionando como se fosse uma “pilha”.
 
Clodoaldo Dechichi - Agência Futebol Interior

Nenhum comentário: