quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Grêmio Perde Na Arena o Jogo e o Direito de Sonhar Com o Título




O Grêmio teve interrompida, na noite desta quarta-feira, a boa sequência de resultados positivos que vinha obtendo dentro do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena, diante de sua torcida, o Tricolor acabou surpreendido pelo Criciúma pelo placar de 2 a 1. Mesmo infinitamente superior ao seu adversário, o Grêmio não conseguiu concretizar em gols as oportunidades criadas. Por sua vez, os visitantes, que seguem na zona de rebaixamento, tiveram o mérito de marcar nas duas vezes que chegaram, em duas bolas paradas. Com este resultado, o Tricolor segue na segunda colocação, mas perde a oportunidade de se aproximar da liderança.

PRIMEIRO TEMPO:


Usando as alternativas que tem para suprir a ausência de seis jogadores, o técnico Renato montou a equipe com cinco jogadores no meio campo, com Elano, Zé Roberto e Maxi Rodriguez com a missão de abastecer Barcos, no ataque.

O esquema mostrou-se eficiente desde o começo com evidente domínio Tricolor massacrando o adversário nos primeiros 20 minutos.

A primeira grande oportunidade do Grêmio saiu exatamente dos pés de Elano e Zé Roberto logo aos 4 de jogo: Elano recebeu no meio de campo e fez um lançamento perfeito encontrando Zé Roberto entrando livre no meio da zaga. Na saída de Galatto, Zé deu um toque embaixo da bola para encobrir o goleiro que conseguiu abafar parcialmente. A bola correu em direção ao gol, mas o zagueiro conseguiu ser mais rápido e salvou aquele que seria o primeiro gol do Grêmio.

Quatro minutos depois, Pará fez jogada de raça pela direita, deu para Maxi Rodríguez e pegou a sobra na entrada da área. O arremate saiu cruzado, mas desviado saindo à direita de Galatto.

Aos 10 minutos, Pará sofreu falta ao lado da área, pela direita. Elano fez a cobrança no primeiro pau. Barcos desviou de cabeça e Galatto defendeu no susto salvando o Criciúma outra vez! Incrível!

A pressão do Grêmio era tanta que a abertura do placar parecia ser questão de tempo.

Aos 16 minutos, Zé Roberto tabelou com Elano e entrou a drible pela área até ser derrubado pelo zagueiro catarinense. O árbitro não marcou penalidade máxima apesar da reclamação da torcida e dos jogadores gremistas. Um lance muito duvidoso!

Quatro minutos depois, Elano cobrou falta para Maxi Rodriguez já dentro da área, pela direita. Ele levantou no segundo pau na cabeça de Souza, que mandou no ângulo direito. A bola passou sobre o travessão, tirando tinta. Boa chance!

Aos 24 minutos, o Criciúma levou perigo pela primeira vez na partida. Após cobrança de escanteio da direita, Matheus Ferraz subiu na marca do pênalti e cabeceou para o chão. Dida segurou firme no centro da meta fazendo boa defesa. Assustou.

O primeiro gol, que era questão de tempo, já não parecia tão evidente quanto nos primeiros minutos. Aos poucos, os visitantes conseguiram arrefecer o ímpeto inicial gremista.

Aos 32 minutos, Elano abriu espaço na frente da área, esperou a passagem de Pará pela direita e fez o passe perfeito. Já dentro da área, o lateral avançou e chutou forte, por sobre o travessão. Outra boa chance!

Três minutos depois, em sua segunda aparição com perigo na área gremista, o Criciúma conseguiu fazer aquilo que ninguém esperava: abriu o marcador. Daniel Carvalho cobrou falta da esquerda, no miolo da área gremista. Wellington Paulista subiu de cabeça e desviou no ângulo direito de Dida, que nada pode fazer.
Criciúma 1 a 0.

Depois de um tempo para assimilar o golpe, o Grêmio voltou a dominar e chegou com perigo aos 43 minutos: Maxi fez boa jogada pela esquerda e deu de calcanhar para Wendell, que fez o cruzamento. A defesa do Tigre salvou parcialmente e Barcos pegou a sobra da entrada da área mandando uma bomba, sem deixar a bola cair. Ela subiu demais e saiu sobre o travessão de Galatto.

Foi o último lance dos primeiros 45 minutos.


SEGUNDO TEMPO:


A etapa final começou com o Criciúma obviamente ainda mais fechado do que antes para garantir o resultado positivo.

O Tricolor criou a primeira oportunidade aos 7 minutos: Zé Roberto fez boa jogada na frente da área e rolou para Elano, na direita. Com espaço, ele teve tempo de dominar, ajeitar e soltar a bomba. A bola subiu demais e saiu!

No minuto seguinte, Wendell recebeu de Souza na esquerda, invadiu a área e soltou a bomba mesmo sem ângulo. Galatto fez grande defesa parcial e a zaga afastou o perigo!

Era muito injusto o resultado negativo. A quantidade de oportunidades criadas pelo Grêmio era muito grande.

E não demorou para o Tricolor empatar. O tão esperado gol chegou aos 11 minutos.

Maxi Rodriguez recebeu na intermediária, pela direita, e partiu pra cima da marcação em velocidade. Com facilidade, passou pelo primeiro adversário, cortou o segundo pra dentro e, mesmo sem ângulo, chutou cruzado, colocado, no ângulo oposto. Galatto não conseguiu fazer a defesa! Golaço do uruguaio! Gol de empate do Tricolor!

Aos 23 minutos, Renato modificou o Grêmio pela primeira vez. Colocou Paulinho no lugar de Zé Roberto.

Três minutos depois, Wendell fez jogada individual pela esquerda, passou por dois adversários e dividiu com Galatto, que saiu em seus pés para fazer a defesa. No rebote, Paulinho tentou mandar por cobertura, mas a bola cruzou na frente da área e saiu do outro lado. Foi por detalhe!

Aos 30 minutos, Renato colocou Jean Deretti no lugar de Maxi Rodriguez.

Três minutos depois, Pará recebeu na direita e fez o cruzamento na cabeça de Paulinho, que meteu á esquerda de Galatto.

Por mais que o Tricolor tentasse, a bola não queria entrar.

Na última alternativa, já nos minutos finais, Renato colocou Lucas Coelho no lugar de Elano.

Aos 44, quando o Grêmio era todo pressão, o Criciúma conseguiu um escanteio numa rara aparição da equipe catarinense no ataque. Na cobrança da direita, Serginho subiu livre no meio da área e desviou de cabeça no canto oposto de Dida.
Criciúma 2 a 1.

O segundo gol visitante caiu como uma bomba sobre a Arena desmoronando o sonho gremista de subir ainda mais na tabela do Brasileirão.

Não teve nem tempo de tentar uma reação.

Agora o Tricolor vai ao Rio de Janeiro tentar mais uma vitória no Maracanã. Depois de bater o Botafogo no sábado passado, é a vez de encarar o Fluminense.



Público Pagante: 16.423
Público Não Pagante: 1.686
Público Total: 18.109
Renda: R$ 502.468,00


Fotos: Lucas Uebel

Nenhum comentário: