quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Em Inauguração de Usina, Marconi Destaca Pujança do Setor Alcooleiro em Goiás


Ao participar ontem da solenidade de inauguração da Usina Rio Dourado, no município de Cachoeira Dourada, o governador Marconi Perillo disse que o setor sucroalcooleiro tem sido fundamental para o desenvolvimento de Goiás, com substancial contribuição para o crescimento do PIB e a geração de emprego. Em 11 anos, lembrou Marconi, o setor quintuplicou o seu crescimento, elevando a participação do Estado de Goiás na produção e consumo de etanol.

O governador citou alguns números que comprovam a importância do Estado no setor. Com o maior crescimento registrado entre os estados brasileiros na última década, Goiás tornou-se o segundo maior produtor de cana, com 53 milhões de toneladas, e de etanol, com produção de 3,6 bilhões de litros. “Somos hoje – salientou – segundo maior produtor de cana-de-açúcar e de bionergia, temos a nona frota de veículos do Brasil, que nos torna o primeiro consumidor de etanol de etanol por veículo”.

Presente na cerimônia, o presidente do Sifaeg-Sifaçúcar e do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, também destacou o crescimento do setor, de forma mais contundente durante os governos de Marconi Perillo. “Em 1999, quando o governador Marconi assumiu o seu primeiro governo, tínhamos 11 usinas. Hoje estamos chegando a 39, apesar da crise que o setor enfrenta, em decorrência da política equivocada do Governo Federal”, disse.

Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo assinou ordem de serviço determinando o retorno do crédito outorgado do etanol anidro para 60% retroativo a janeiro. A medida foi comemorada por André Rocha: “O governo anterior reduziu nossos incentivos. Hoje o governador Marconi Perillo está resgatando essa conquista o que, sem dúvida, irá se reverter em melhor competitividade para o setor”.

Em seu discurso, Marconi anunciou mais duas importantes obras rodoviárias para a região. A pavimentação da ligação Cachoeira Dourada/Itumbiara (cuja licitação ficará pronta no dia 15 deste mês) e a elaboração de projetos e abertura de licitações para o início imediato do asfaltamento da rodovia que liga Bom Jesus de Goiás a Inaciolândia e a ligação entre Vicentinópolis e Porteirão.

A Usina Rio Dourado, inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira, está localizada em Cachoeira Dourada, a 240 quilômetros de Goiânia. É uma empresa da SJC Bioenergia, joint venture formada em setembro de 2011 pela multinacional de alimentos Cargill e o grupo sucroenergético USJ. Esta é a segunda usina da empresa em Goiás. A primeira, a São Francisco, em funcionamento desde 2007, está localizada em Quirinópolis, no Sudoeste do Estado.

Com investimentos de R$ 500 milhões, a Usina Rio Dourado vai se dedicar à produção de etanol e energia. A capacidade de produção anual será de 220 milhões de litros de etanol, hidratado e/ou anidro. A unidade produzirá combustível suficiente para movimentação de 200 mil veículos anualmente, terá capacidade de geração de 230 MW/ano e manterá a autossuficiência, comercializando um excedente de 150 mil MW/ano, suficiente para iluminar 25 mil lares brasileiros.

Na unidade industrial, o governador e comitiva foram recebidos pelos diretores do grupo SJC, Ingo Kalder, Abel Uchôa, Maria Carolina e Hermínio Ometto, e pelo presidente da Cargill, Luiz Pretti. A solenidade foi prestigiada ainda pelo prefeito de Cachoeira Dourada, Joselir Soares, pelo deputado estadual, Álvaro Guimarães, pelo presidente da GoiasParceria, Igor Montenegro, pelos prefeitos de Itumbiara, Chico Bala, de Quirinópolis, Odair Resende, de Inaciolândia, Zilmar Alcântara, e de Gouvelândia, José do Nascimento.

Nenhum comentário: