terça-feira, 8 de outubro de 2013

Concluído o Plantio do Gramado da Arena da Amazônia


Alex Pazuello/Agecom/Divulgação
O campo da Arena da Amazônia já está com o gramado todo plantado. O estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA no próximo ano está 84,03% construído e será inaugurado em dezembro deste ano. O primeiro jogo na arena, no entanto, será realizado somente em janeiro de 2014.

“Apesar de termos um gramado em condições de uso já na inauguração da Arena, em dezembro, só usaremos o gramado em janeiro, quando ele vai estar melhor ainda para receber uma partida de futebol”, declarou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto. A grama usada no campo é a Bermuda 419, que é melhor adaptada ao clima quente e úmido da região amazônica.

Uma das tecnologias usadas para a preparação e plantio do gramado foi o nivelamento a laser do campo antes de receber as mudas de grama. De acordo com o engenheiro responsável pela execução do projeto do gramado, Josep Codony, o nivelamento a laser é essencial para garantir que o campo tenha os caimentos necessários de 0,5% em todos os lados.

Os caimentos adequados do campo são obtidos com a utilização de um trator equipado com laser para leitura do terreno e um transmissor fixado no centro do campo e que envia as informações para que os desníveis sejam obtidos à medida que o trator se movimenta.

O equipamento garante a superfície ideal do solo onde será plantada a grama, auxiliando o sistema de drenagem do campo. A Arena da Amazônia teve o sistema de drenagem testado na última segunda-feira, quando uma tempestade atingiu a cidade. A grama começou a ser plantada após a forte chuva, sem nenhum prejuízo ao trabalho.


Alex Pazuello/Agecom/Divulgação

Estrutura metálica

A menos de três meses da entrega do estádio, as principais frentes de trabalho continuam concentradas na montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada, que tem previsão de ser finalizada ainda neste mês de outubro. Os acabamentos de piso, paredes e instalações também continuam.

Nesta semana começaram a ser instalados os vidros dos camarotes e as paredes internas. No entorno da Arena, os acessos e o pódio também recebem os acabamentos para que tudo fique pronto de acordo com o projeto, inspirado em elementos regionais.

Nenhum comentário: