terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Guerra dos Preços: PlayStation 4 x Xbox One


Com a aproximação do lançamento dos consoles que inauguram a oitava geração de videogames, uma pergunta vem à tona: em qual apostar? Jogos, acessórios, preços e redes online... Cada detalhe pesa no momento da escolha.
Agora que a Sony revelou o valor do PlayStation 4, todos os elementos podem ser colocados na balança para que jogadores, entusiastas e interessados escolham conscientemente sua próxima máquina de jogos.

Xbox One 

Data de lançamento: 22 de novembro de 2013.
Preço: 2,199 reais. O modelo vendido virá somente com um controle, HD de 500GB, cabos e o Kinect. Os jogos serão vendidos separadamente.
Jogos: O Xbox One chega às lojas com 21 jogos, quatro deles exclusivos da plataforma. Os mais importantes são Dead Rising 3,Killer Instinct e Crimson Dragon, respectivamente, uma aventura pós-apocaliptica de mundo aberto infestado por zumbis, um remake F2P do jogo de luta clássico dos 16 bits e, por último, o sucessor espiritual de Panzer Dragoon, que fez história no Sega Saturn.
Potência: O coração que movimenta o novo console da Microsoft é composto por um processador octacore da própria companhia, 8GB de Ram DDR em um GPU 853 MHz AMD da Radeon.
Rede online: Todos os serviço da Xbox Live, inclusive gravação de partidas e promoções, continuam necessitando que o jogador tenha a assinatura Gold. A assinatura do serviço custa 98 reais por 12 meses.
Controle: O controle do Xbox One retorna semelhante ao joystick clássico do Xbox 360, o que significa que ele continua utilizando pilhas. O grande diferencial está mesmo no Kinect 2 que vem com o console. O novo aparelho chega todo redefinido, com a capacidade de reconhecer diferentes vozes e até seis pessoas distintas jogando em frente ao console.
Serviços: O Xbox já virá de fábrica com acesso a Netflix, Hulu Plus, Skype, gravador de partidas e web browser, porém, como já dito, o acesso necessita a assinatura da Xbox Live Gold.
Retrocompatibilidade: Quando questionada sobre a possibilidade de o Xbox One rodar jogos de seu antecessor, a Microsoft respondeu: "Estamos olhando para frente, não para o passado". Depois, a companhia revelou que pretende continuar vendendo o Xbox 360 mesmo após o lançamento do novo console. Logo, um serviço de retrocompatibilidade tornaria a antiga geração obsoleta.
PlayStation 4
Data de lançamento: 29 de novembro de 2013.
Preço: 3,999 reais. O modelo que chega às lojas brasileiras vem com controle, HD de 500GB e cabos necessários. A Sony ainda não especificou se algum jogo estará incluso no pacote.
Jogos: O PlayStation 4 lança com 33 jogos diferentes, 19 deles exclusivos. Os mais importantes jogos desta largada são os que compõem a tríade da Sony: Killzone: Shadow FallInfamous: Second Son e Knack. O primeiro, um FPS futurístico; o segundo, um verdadeiro simulador de super-herói em mundo aberto; e o terceiro, mais voltado ao público infantil, mistura plataforma e aventura.
Potência: O novo console da Sony funciona com processador single-chip X86 Jaguar da AMD, 8GB GDDR5 de RAM e GPU AMD next-generation Radeon de 1.84 TFLOPS.
Rede online: O acesso à PlayStation Network permanece gratuito, assim como seus serviços. A partir do PlayStation 4, entretanto, será necessário ser assinante da PlayStation Plus para jogar partidas online. A Sony divulgou que o Instant Game Collection, serviço que garante jogos grátis aos assinantes da Plus quatro vezes por mês, continuará ativo também no novo console.
Controle: O Dual Shock 4 aposta em funções novas e chega redefinido com uma tela de toque central e um botão de acesso rápido às funções de streaming e gravação. O joystick pode ser carregado no próprio console via USB e é sensível a movimentos. O combo PS Move com PS Eye também retorna no PS4, mas vendidos separadamente. Foi também anunciado que o portátil, PS Vita, não apenas servirá de joystick para o console, como também poderá transmitir seus jogos remotamente.
Serviços: O PlayStation 4 vem de fábrica com acesso livre a serviços como Netflix, Hulu Plus, IGN App, gravação e streaming de partidas, assim como web browser. Vale lembrar que, apesar do acesso livre, serviços pagos como Netflix ainda requerem suas próprias mensalidades.
Retrocompatibilidade: Inicialmente, o novo console da Sony não vai rodar jogos de PlayStation 3, 2 e One, porém, a Sony já anunciou que trabalha em formas de tornar viável o acesso a biblioteca de seus consoles passados.

No Brasil: Em resumo, ambos consoles são bastante similares. O PlayStation 4 é mais potente, fato atestado já por diversos desenvolvedores e especialistas do mercado, mas isto quer dizer que o console terá jogos mais bonitos? Não necessariamente. Significa que os games exclusivos da Sony tendem a uma melhor performance, enquanto os multiplataformas tendem a ser igualados pelo hardware inferior. 

No quesito jogos, o PlayStation 4 toma novamente a dianteira. A oitava geração de videogames marca também a primeira vez que um console da Microsoft lança com apenas um game próprio da casa, enquanto a Sony chega com três exclusivos próprios de peso e uma série de relançamentos do PlayStation 3. A falta de títulos que deram cara ao Xbox 360, como Halo e Gears of War, deixam a largada da Microsoft um pouco sem personalidade perante à rival. 

Não importa a perspectiva que busquemos, o lançamento da Sony parece sempre superior. Quando ele não se mostra melhor, os quesitos tendem a se igualar, como no caso das redes online e seus serviços. Isso até compararmos os preços. Não há muito com o que argumentar: no Brasil, o Xbox One está sendo lançado com mais coisas (no caso, o Kinect) e custa mais de mil reais a menos que o console da Sony.

Com tamanha diferença de preços, não existem muitas opções. O Xbox One é a melhor escolha para o jogador que deseja um console da nova geração já em novembro. Aos outros, que tanto se apegaram às produções da Sony, ou resistem à ideia de começar nova vida na rede de outro console, é momento de esperar. Esperar ou importar, porque aqui no Brasil o Xbox One é a única opção. 
Fonte: Info Abril

Nenhum comentário: