quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Perigo Para o Brasil: Messi Classifica a Argentina Para Copa do Mundo

A Argentina também vai. Nesta terça-feira, a seleção de Lionel Messi derrotou o Paraguai por 5 a 2 e assegurou de vez sua classificação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, sendo o segundo representante do continente no torneio. Ao todo, já são dez equipes garantidas.

O Paraguai bem que tentou estragar a festa no Defensores del Chaco no início do jogo, mas, no fim, o poderio do ataque argentino prevaleceu. Lionel Messi fez dois de pênalti – curiosamente, as duas primeiras penalidades que converteu nas eliminatórias. Desta forma, deixou para trás o compatriota Gonzalo Higuaín e o uruguaio Luis Suárez para assumir artilharia.

Além disso, o Bola de Ouro da FIFA deu o passe para Sergio Aguero balançar as redes com a perna canhota. Ángel Di Maria também guardou o seu, em jogada individual, seguido por Maxi Rodríguez. José Nuñez e Roque Santa Cruz descontaram pela Albirroja.

Soberana nesse torneio qualificatório, a Argentina agora soma 29 pontos, com seu oitavo triunfo. Chegou também a 30 gols em 14 partidas, mais de dois por partida. Somando esse dado ao fato de ter a segunda melhor defesa, com apenas 11 sofridos, e temos uma bela campanha para os bicampeões mundiais.

Restam agora duas rodadas para definir os demais classificados sul-americanos – são mais três vagas definitivas para a Copa e outra para uma repescagem intercontinental contra a Jordânia.

Uruguai quer vaga direta 

O jogo estava morno, travado, e parece que é nessas situações que o Uruguai se torna ainda mais perigoso. Sem ameaçar muito o adversário por 75 minutos, o time de Oscar Tabárez deu o bote nos minutos finais e venceu a Colômbia por 2 a 0. Segue, desta forma, em sua arrancada nos momentos decisivos das eliminatórias, com o terceiro triunfo consecutivo.

A Celeste chegou aos 22 pontos, se igualando ao Equador na tabela, brigando agora pela quarta colocação e a consequente vaga direta para o Mundial. Os equatorianos ainda levam a melhor no critério de desempate, mas vem perdendo rendimento. Nesta terça, empataram com a Bolívia, em La Paz, por 1 a 1, chegando ao quarto jogo seguido sem vencer.

A disputa, então, promete bastante para as últimas duas partidas: especialmente com o confronto direto justamente entre Uruguai e Equador, no dia 11 de outubro. Até que, na rodada derradeira, o Uruguaienfrentará a Argentina em um clássico, enquanto o Equador vai desafiar o Chile, terceiro colocado, fora de casa.

Nesta terça, a Celeste matou a Colômbia em um jogo de paciência, aproveitando-se da destreza de seus atacantes. Aos 77 minutos, em contra-ataque, Maximiliano Pereira cruzou da meia direita, bem afastado da área, mas fez um levantamento perfeito na cabeça de Edinson Cavani. O centroavante saltou e cabeceou firme, para o chão, inaugurando o placar. Três minutos depois, foi a vez de Cristian Stuani, que havia saído do banco de reservas na volta do intervalo, aproveitar uma sobra de bola na área para chutar no centro da área e ampliar.

A Venezuela é a única seleção que ainda sonha com vaga na Copa além de Chile, Equador e Uruguai. A equipe vinotinto bateu o Peru por 3 a 2 e se mantém com chances, ainda que remotas. Eles precisam vencer seu último jogo – contra o Paraguai, no dia 11 de outubro – e torcer para que equatorianos ou uruguaios não somem mais nenhum ponto. Não obstante, ainda teriam de tirar uma grande diferença de saldo de gols. 

FIFA.COM

Nenhum comentário: