quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Neymar e Barcelona Estréiam na Liga dos Campeões 2013


Pela primeira vez na carreira, o principal jogador da seleção brasileira, Neymar, entrará em campo para disputar um jogo da Liga dos Campeões da Europa, nesta quarta-feira, quando o Barcelona receberá o Ajax, pela primeira rodada do grupo H da competição.

Com clubes, o atacante já conquistou Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Taça Libertadores. Agora, sua missão como camisa 11 do Barcelona e companheiro de astros como Daniel Alves, Xavi, Andrés Iniesta e Lionel Messi é ajudar o clube catalão a reconquistar a 'Champions' após três temporadas.

Nas últimas duas edições do torneio continental o Barça acabou caindo nas semifinais, demonstrando certo desgaste físico na reta final. Em 2012/2013, a eliminação aconteceu de maneira contundente diante do Bayern de Munique, com derrotas por 4 a 0 na Alemanha e 3 a 0 na Espanha.

Agora, Messi ganhou a companhia de Neymar, antigo objeto de desejo do clube catalão. Contratado por 50 milhões de euros, o brasileiro já fez quatro jogos na temporada e agora vive a expectativa da estreia na 'Champions'. Segundo seu técnico, Gerardo Martino, é apenas o começo de um futuro brilhante.

"Será o primeiro de uma longa lista (de jogos pela competição) em sua carreira", disse o argentino, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira.

Aliás, o comandante é outro que participará pela primeira vez da competição. E em um momento delicado, já que seu pai morreu na Argentina, conforme divulgou hoje o presidente do clube, Sandro Rosell. Antes da partida, Martino não escondia a empolgação com a estreia.

"É claro que, para todo técnico, ter a possibilidade de participar de uma competição como a Liga dos Campeões é um fato relevante em sua carreira. Me deixa ansioso", afirmou o argentino.

Para o jogo, Martino tem problemas, como com a ausência de Jordi Alba, que se lesionou na partida do último fim de semana contra o Sevilla. Adriano, que o substituiu ganhará vaga na lateral-esquerda. Na zaga, o Carles Puyol segue de fora, apesar de ter retornado aos treinamentos. Assim, Javier Mascherano joga no setor.

Campeão nacional na última temporada, o Ajax vai ao Camp Nou sonhando com uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o que não acontece desde a temporada 2005/2006, quando o clube passou em segundo em chave que ainda tinha Arsenal, Thun (Suíça) e Sparta Praga.

Na edição passada, com uma geração promissora, o time holandês acabou sofrendo por cair no "grupo da morte". Contra Borussia Dortmund, Real Madrid e Manchester City, o Ajax acabou na terceira colocação, com apenas uma vitória em seis jogos.

A missão, no entanto, não será fácil, já que a equipe de Amsterdã perdeu peças importantes do elenco, como o lateral Toby Alderweireld, o meia Christian Eriksen e o atacante Derk Boerrigter, negociados com Atlético de Madrid, Tottenham e Celtic, respectivamente.

Os dois grandes nomes da equipe agora são o meia-atacante sul-africano Thulani Serero, e o centroavante islandês Kolbeinn Sigthórsson. Outro nome conhecido é de um velho conhecido do Barcelona, o atacante Bojan Krkic, que foi emprestado pelo clube catalão ao Ajax nesta temporada.

A fase dos visitantes nesta temporada, no entanto, não é boa, mas começa a ter sinais de recuperação. No fim de semana aconteceu a terceira vitória em jogos oficiais, contra o Zwolle, líder do Campeonato Holandês, por 2 a 0. O resultado fez o Ajax subir para a quarta colocação no torneio, com 11 pontos, dois atrás do rival derrotado no sábado.

Para a partida de amanhã, a principal dúvida do técnico Frank de Boer é quanto a presença do meia Siem de Jong, recém-recuperado de lesão. A princípio, o camisa 10 deve começar a partida no banco de reservas.

Em outra partida válida pela primeira rodada do grupo H da Liga dos Campeões da Europa, o Milan receberá o Celtic, no estádio San Siro, em Milão.

Prováveis escalações:

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Adriano; Xavi, Busquets e Iniesta; Fàbregas, Messi e Neymar. Técnico: Gerardo Martino.
Ajax: Vermeer; Van Rhijn, Moisander, Blind e Boilesen; Poulsen, Serero e Schöne; Fischer, Bojan (ou De Jong) e Sigthórsson. Técnico: Frank de Boer.
Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).

Nenhum comentário: