quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Marconi Participa da Assinatura da 0rdem de Serviço Para Retomada das Obras do Aeroporto de Goiânia


O governador Marconi Perillo participou, na manhã de ontem, da assinatura da ordem de serviço para retomada imediata das obras do terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em solenidade no aeroporto, com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e presidente da Infraero, Gustavo do Vale, além de senadores, deputados e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. A solenidade aconteceu no canteiro de obras, ao lado da BR-153, em frente à Ceasa.

O prazo para execução das obras é de 18 meses e o custo de aproximadamente R$ 251 milhões. A princípio, o consórcio Odebrecht/Via Engenharia retomará as obras do terminal de passageiros e, depois, deve enviar documento para avaliação do TCU do projeto de execução da área externa, que compreende a pista de taxiamento, o pátio de aeronaves e estacionamento de veículos do aeroporto. Esta segunda etapa deve ficar pronta em até doze meses.

Moreira Franco aproveitou a solenidade para, com humildade, se desculpar com a população goiana pela paralisação das obras que durou seis anos, e reconheceu o empenho do governador, da bancada de senadores e deputados goianos pela retomada das obras. “Acredito que nós todos devemos pedir desculpas à população de Goiás por uma obra paralisada durante seis anos sem perspectiva de retomada, uma obra que é fundamental para segurança, conforto, direito de ir e vir da população; algo que quando retomada tem que ser celebrada”, disse, durante coletiva à imprensa ao chegar ao local da assinatura da ordem de serviço.

Depois, durante discurso, relembrou os esforços desmedidos especialmente do governo do Estado. “Por parte do governador Marconi, secretários, da bancada goiana que esteve sempre unida e também do prefeito”, disse. O presidente da Infraero também fez discurso de reconhecimento do trabalho empreendido pelo Governo de Goiás e pelo governo federal durante o processo de retomada das obras. “Aqueles momentos me fizeram ver a importância de fazer com que esse aeroporto andasse, graças à presença do Estado, dos secretários, deputados, prefeito, todos imbuídos no espírito de fazer essa obra ser retomada”, ressaltou. “No início de 2015, estaremos entregando um aeroporto moderno, com mais de cem pontos comerciais, que vai atender à demanda existente para os próximos três a quatro anos”, acrescentou.

No final da solenidade, disse que a Infraero deverá lançar logo a licitação para construir a ampliação do aeroporto. “Estamos quase que no limite da demanda, graças ao crescimento econômico que Goiás tem obtido nos últimos anos”, ponderou o presidente, destacando que a retomada das obras gerará 1.300 empregos diretos. 

O governador destacou que o reinício das obras é resultado da união de esforços e o fim de uma cobrança intensiva da qual eram alvos o governo do Estado e o governo federal. “Ontem tive a oportunidade de agradecer pessoalmente o empenho da presidente Dilma e nessa história toda houve um envolvimento muito grande da Infraero, do ministro Moreira Franco, dos deputados, dos senadores, do consórcio de empresas e, principalmente, do Tribunal de Contas da União (TCU). Sem o envolvimento de todos, não teríamos a possibilidade de retomar e, em um período curto, concluir essa obra tão importante para o presente e futuro do nosso Estado”, afirmou.

“Quando fui senador trabalhei muito para que isso acontecesse, e pude acompanhar muitos colegas senadores e deputados e o empenho pessoal do ministro Raimundo Carreiro (TCU). Agora, como governador, fui diversas vezes à Infraero, ao TCU, ao Comando do Exército, tive encontros com os empresários e participei de inúmeras reuniões para destravar a obra,” afirmou o governador.

Ele disse ainda que esse aeroporto chega em um momento muito importante da economia estadual. “Goiás é um dos estados que mais crescem no país, se transformou em um grande canteiro de obras federais, estaduais e municipais, e essa obra vai dar segurança para que possamos atrair novos investimentos, multiplicando o PIB, as exportações e empregos. Parabéns a todos que se envolveram de forma determinada, e agora nos sentimos vitoriosos”, finalizou Marconi.

Nenhum comentário: