sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Marconi Entrega Certificados do Bolsa Futuro a 3 mil Alunos do Entorno do DF




Mais de três mil formandos do Entorno do Distrito Federal, inscritos no Programa Bolsa Futuro, executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, receberam das mãos do governador Marconi Perillo seus certificados de conclusão em cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pelo projeto. Ele fez questão de prestigiar as solenidades de formatura realizadas no período da tarde nas cidades de Novo Gama e Cidade Ocidental.

Por volta das 15 horas, o governador, acompanhado dos secretários de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, e da Região do Entorno do DF, Gilvan Máximo; do prefeito de Novo Gama, Everaldo Vidal, e várias lideranças da região, como os deputados estaduais Cláudio Meirelles e Sônia Chaves, esteve na sede da Comunidade Cristã para promover a entrega simbólica de 384 certificados de conclusão do programa de qualificação. Para a próxima etapa do Bolsa Futuro, que está com inscrições abertas e aulas previstas para iniciar em novembro, são oferecidas mais 3 mil novas vagas aos moradores do município, em nove modalidades de cursos profissionalizantes.

“Meus governos são pautados pela valorização do ser humano e de seu engajamento na sociedade por meio de programas sociais eficientes e que servem de inspiração para outros governos, como o Federal. Tenho um carinho especial por programas de qualificação profissional, pois eles preparam o cidadão para o futuro”, afirmou Marconi.

Durante a solenidade, ele informou que vai contribuir com o recapeamento de 240 mil metros quadrados de asfaltamento urbano e ainda firmar parceria com a Prefeitura para possibilitar a construção do hospital municipal. Adiantou que tramita na Assembleia emendas que vão destinar R$ 8 milhões a cada uma das principais cidades do Entorno do DF, para que possam ser revertidos em melhoria da infraestrutura urbana.

A deputada estadual Sônia Chaves informou à população que encontra-se disponível na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) uma Kombi e uma ambulância para serem utilizados no transporte de pacientes do município. “Os benefícios para a região são inúmeros”, ressaltou.

Para a dona de casa Antonia da Silva Lima, 45 anos, a participação no programa Bolsa Futuro lhe permitiu vislumbrar novos horizontes. Ao concluir os cursos de Técnico em Vendas e Cuidador de Idosos e Crianças, a mais nova profissional está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, confiante de que encontrará uma boa oportunidade para crescer na área. “Enquanto isso, já me inscrevi na próxima etapa do programa, pois pretendo continuar me qualificando”, comemorou.

Em seguida, Marconi Perillo e comitiva, dessa vez reforçada pela presença do secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, esteve na Cidade Ocidental, reunido com a prefeita Giseli Araujo e os 233 formandos, no salão de eventos da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, Marconi pontuou o seu empenho pessoal em percorrer nos próximos dias dezenas de municípios goianos para entregar pessoalmente 50 mil certificados de conclusão no programa. “Desde ontem estamos percorrendo o interior do estado para prestigiar pessoas proativas como vocês, que buscam um futuro melhor. Hoje, iremos em quatro cidades da região, e amanhã em mais outras quatro cidades. Ao todo, serão mais de 50 municípios que passaremos para parabenizar pela conquista de vocês”, destacou.

O governador comentou sobre a evolução do programa que irá qualificar mais 150 mil novos alunos até 2014. “Reservamos três mil novas vagas para Cidade Ocidental, mas, se precisarem de mais, vamos abrir o suficiente para atendê-los. Em todo o Estado vamos atingir a marca dos 200 mil qualificados no Bolsa Futuro e outros 300 mil pelo Pronatec. Ou seja, até o próximo ano teremos meio milhão de goianos preparados para assumirem novas funções e galgarem melhores salários e condições de trabalho”, observou.

A ex-funcionária da limpeza urbana, Lucilene Torres Muniz, 42 anos, conseguiu uma nova oportunidade de emprego ao realizar o curso de Rotinas administrativas do Bolsa Futuro. Agora, com novo salário e se sentindo mais valorizada na profissão, ela conseguiu deixar a lida diária na varrição das ruas para se dedicar a um trabalho de escritório. "Sou muito grata a esse programa e a tudo que ele tem proporcionado em minha vida. Vou continuar me capacitando, porque tenho muito ainda a conquistar", declarou.

O governador adiantou aos presentes que garantiu o repasse de mais de R$ 20 milhões para serem investidos no abastecimento de água do município e que também vai investir na construção de cinco novas escolas Padrão Século XXI, em parceria com a Prefeitura, que está providenciando os terrenos. Além disso, o Governo do Estado vai contribuir também com o recapeamento de 250 mil metros quadrados de asfaltamento urbano e com o projeto de iluminação da entrada da cidade e da orla do Lago.

No início da noite, a comitiva seguiu em visita a Valparaíso e Luziânia para prosseguir com a entrega dos certificados do programa.


Nenhum comentário: