sábado, 14 de setembro de 2013

Enderson Moreira: Um Técnico Vencedor

Enderson Moreira talvez seja um dos poucos técnico de futebol que muitas das vezes é contestado, não pelos resultados, mas sim pelo modo como lida com alguns assuntos relacionados a imprensa e  aproveitamento de jogadores da base.

 Inteligente teve jogo de cintura para ceder no momento que precisava ceder. Deixando os dirigente com a falsa impressão que estavam no comando. Nunca estiveram. Quem comanda o Goiás com certa sabedoria e porque não dizer,  com competência,  é o técnico Enderson Moreira.

Os resultados conquistados amenizam qualquer critica que possa ser feita ao técnico do Goiás. Enderson é um técnico emergente e um dos melhores na profissão. Tem um futuro brilhante pela frente. Claro que vai ter que desvincular-se de alguns vícios que carrega e que pode macular sua história de técnico, como por exemplo, o assessor de imprensa e empresário Francis Mello. 

Enderson ganhou tudo que era possível ganhar no comando do Goiás. Conquistou dois títulos goiano e um título de campeão brasileiro da série B. Além disso,  fez boa campanha o ano passado na Copa do Brasil e repete o feito este ano.

Enderson Conseguiu sobreviver a algumas batalhas que parecia ser impossíveis passar por elas e sair vivo.  tirou do time o jogador que mais vezes atuou com a camisa do Goiás e um ídolo para a torcida, o goleiro Harlei. Cedeu as pressões do presidente para escalar jogadores da casa. Bancou o lateral esquerdo Willian Matheus. 

Enderson tem estrela e a estrela dele brilha muito forte. Pediu a contratação do atacante Walter, mesmo o jogador estando fora de forma e muito acima do peso. Foi uma aposta altamente arriscada. Colocou Walter para jogar mesmo "gordinho", desafiando qualquer padrão de lógica no futebol e fez Walter ser um ídolo no clube. Neste caso do Walter,  os méritos são todos do técnico Enderson Moreira,  que como em uma partida de poker,  jogou todas suas fichas em um jogador e tirou a sorte grande.

Talvez eu seja um dos mais duro críticos do técnico do Goiás. Mas sei reconhecer quando o criticado merece elogio. Este é o caso do técnico Enderson Moreira. Ele melhorou muito. Deixou a soberba de lado. Não é nem sombra do técnico arrogante do ano passado. Se continuar trabalhando com humildade,  em breve vai alçar vôos bem maiores do que pode voar um periquito. 



Nenhum comentário: