quarta-feira, 10 de julho de 2013

Marconi dá início ao programa Minha Primeira Empresa

Ideia apresentada ao governador Marconi Perillo após a eleição de 2010, aprimorada em fevereiro de 2011 e colocada no papel em novembro do mesmo ano, quando virou projeto e foi enviado à Assembleia Legislativa, o programa Minha Primeira Empresa, sob os auspícios da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás – AJE -, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria e Comércio – SIC -, foi efetivado hoje à tarde, em solenidade presidida pelo governador no Salão Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Ele tem como objetivos capacitar novos empreendedores, facilitar a abertura de novas empresas e proporcionar acesso a crédito dentro do programa. As inscrições começaram no momento da solenidade e estão disponibilizadas para abrange 4 mil novos empreendedores goianos. Os interessados podem buscar mais informações pelo site www.minhaprimeiraempresa.org, que também foi lançado pelo governador durante a solenidade.

Em seu discurso, Marconi fez um apanhado de todo o cronograma que envolveu a gestação do programa e disse que se sentia muito feliz em estar proporcionando caminhos alternativos para a preparação de uma cultura do empreendedorismo em Goiás e que certamente servirá de modelo para outros estados. Disse também que viu na AJE, desde o início, “muita organização, comprometimento, espíritos desarmados em busca de cooperação e ajuda mútua”, observando que vê nessa geração grande espírito público e muito desprendimento.

Superintendente da Micro e Pequena Empresa da SIC, Thiago de Sousa Peixoto disse que a efetivação desse programa será um “divisor de águas na luta do empreendedorismo em Goiás”, porque garantirá aos novos empreendedores goianos acesso a fórmulas para que promovam gestão de qualidade e condições de se conscientizem da forma mais correta para alcançar o sucesso e o desenvolvimento dos seus negócios. Com isso, ele acredita que diminuirá em muito a mortalidade das empresas.

Na mesma linha de raciocínio, o secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, falou do ineditismo do programa, observando que ele é pioneiro no País e deverá, pelo que traz de interessante e meritório, ser levado a outros estados. Disse ele proporcionará noção de como empreender, dará oportunidade e apoio técnico para que os jovens empresários sejam competitivos em seus novos negócios e para que as empresas criadas por eles tenham vida longa.

Em discurso emocionado, a presidente da AJE, Cybelle Maria Bretas Vasconcelos, anotou que o Minha Primeira Empresa proporciona “significativo avanço” e é “solução inovadora” para os jovens empreendedores, certamente servindo de modelo para outros estados. “O Brasil vai ficar pequeno para nós”, afirmou, acrescentando que hoje o setor produtivo goiano está em festa, porque esse programa garante certamente “empresas mais competitivas, sólidas e sustentáveis.”

Estarão aptos a se inscreverem jovens residentes em Goiás, com idade mínima de 18 anos, e que tenham cursado o ensino médio completo e com disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação. Ele terá cinco etapas: curso de Introdução ao Empreendedorismo; diagnóstico da aptidão ao empreendedorismo; curso de Noções em Gestão Empresarial e Planos de Negócios com soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis; orientação para acesso ao crédito, e acompanhamento dos empreendedores atendidos por meio de encontros periódicos. O acompanhamento será de um ano.

Vários parceiros e apoiadores foram citados: Conaje, Fórum Jovem, Clube da Primeira Empresa, Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Goiás, Sebrae, Fecomércio, Fieg e Faeg. Participaram também da solenidade a ministra do TST Delaíde Miranda Arantes, os deputados estaduais Elias Júnior, Talles Barreto, Marcos Martins e Júlio da Retífica, o coordenador Geral do programa, Rafael Lousa, o diretor Executivo da Conaje, David Coutinho, o secretário da Indústria e Comércio da Prefeitura de Goiânia, José Geraldo Freire, representando o prefeito de Goiânia, e o secretário-Chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha.


Nenhum comentário: