sábado, 27 de julho de 2013

Marconi amplia período de transferência da Capital

Como forma de prestigiar a antiga capital do Estado, o governador Marconi Perillo estendeu de três para cinco dias  ( de 26 a 31 de julho) a transferência do Governo para a cidade de Goiás. A solenidade de instalação dos três poderes, este ano realizada por determinação do governador no Largo da Igreja do Rosário, reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

As próprias dependências da igreja serviram como palco para autoridades, dentre as quais o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ney Teles de Paula, o presidente da Assembleia Legislativa, Hélder Valin, a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo,  o procurador-geral de Justiça, Lauro Jardim e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edson Ferrari.

  Ao saudar autoridades e convidados, o governador Marconi Perillo falou da alegria pessoal de visitar a cidade de Goiás, Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade. Segundo ele, esta é a 10ª vez que participa da solenidade de transferência da capital, investido no cargo de Governador de Estado. Garantiu que não medirá esforços para, em parceria com a prefeitura, concluir as obras estaduais em andamento na cidade, algumas já entregues, como o Lago das Acácias, o Terminal da Cachoeira Grande, os residenciais Tempo Novo e Papyrus, benefícios para o distrito de Buenolândia e a Colônia de Uvá, além do Caminho de Cora Coralina. Mas a principal obra, ressaltou o governador, não foi física, mas social: a reabertura do Hospital São Pedro de Alcântara.

       Marconi também ressaltou que o governo empenha-se para realizar um sonho dos vilaboenses: a duplicação da GO-70, que liga a cidade de Goiás a Goiânia. O trecho de Inhumas a Itauçu deverá ser entregue este ano, previu o governador, ficando para 2014 o trecho de Itauçu a Itaberaí, além da licitação do percurso de Itaberaí a Goiás.

No período da tarde, o governador participou da instalação oficial do Ministério Público, entregou o novo prédio da Regional de Saúde e ainda inaugurou um espaço cultural que leva o nome do ex-deputado federal Fernando Cunha, que morreu no final de 2011. Marconi retornou a Goiânia no final do dia, a tempo de participar do sepultamento do ex-prefeito de Planaltina, Dirceu Araújo, que morreu ontem à noite, vítima de AVC.

Pernoite - O governador chegou à cidade na noite de ontem(25/07), acompanhado da mulher, Valéria Perillo. Assistiu à missa final de encerramento da novena em louvor à Sant'Ana, padroeira da cidade e do Estado de Goiás. Logo depois, na Praça do Coreto, o governador, ao lado da prefeita Selma Bastos, cortou o bolo alusivo ao 286º aniversário da cidade, assistiu apresentações do coral da família Barra e ainda participou da tradicional quermesse. Marconi foi saudado, por volta da meia noite, com uma serenata, puxada pelo cantor goiano Marcelo Barra. 
Também participaram da solenidade o vice-governador, José Éliton, os secretários estaduais Vilmar Rocha (Casa Civil), Danilo Freitas (Infraestrutura), Antônio Faleiros (Saúde), Joaquim de Castro (Relações Institucionais), José Carlos Siqueira (Controladoria-Geral), a prefeita de Goiás, Selma Bastos, o deputado federal Roberto Balestra (PP) e o deputado estadual Marcos Martins (PSDB), dentre outros.

Nenhum comentário: