terça-feira, 23 de julho de 2013

Frio Chega ao Centro-Oeste. Semana Gelada no Sul

Amanhã o frio aumenta ainda mais, com mínimas próximas de -3°C no norte, centro e oeste do RS, interior de SC e no centro, oeste e sul do PR

Por: Deliane Assis 
A intensa massa de ar polar que está no Sul do Brasil combinada com a alta umidade do ar resultou na primeira neve do ano na Região nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, até o momento há registro do fenômeno em São José dos Ausentes (onde a mínima chegou a -0,6°C), Erechim (1°C), Frederico Westphalen (2,8°C), Bom Jesus e Bento Gonçalves (1,3°C). Em Santa Catarina, moradores e turistas de Chapecó (2°C) e São Joaquim (-0,5°C) também presenciaram neve nesta segunda-feira. Os valores mais baixos foram registrados em Ausentes e São Joaquim, com -0,6°C e -0,5°C, respectivamente.

Outras cidades registraram temperaturas mais baixas, mas como o tempo está seco, não houve neve. Como é o caso de Canguçu, onde os termômetros marcaram -1°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -8°C. Em Caçapava do Sul, a mínima foi de -0,5°C, mas ventava mais forte no momento e a sensação chegou a -9,6°C.

Aliás, a sensação térmica nesta segunda-feira ficou negativa na maioria das cidades gaúchas e pelo menos 12 municípios tiveram recorde de frio hoje. Entre elas estão: Santiago com -0,2°C, Dom Pedrito com 0,6°C, Santo Augusto com 0,7°C, Palmeira das Missões com 0,9°C, Alegrete com 1°C e Passo Fundo com 1,3°C. E a tarde segue gelada em todo o Rio Grande do Sul, com máxima de apenas 7°C na serra e dos 10°C em grande parte do Estado. 

Segundo previsão da Somar Meteorologia, amanhã o frio aumenta ainda mais e novamente há risco de neve nos três Estados. As mínimas ficam próximas de -3°C no norte, centro e oeste do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 9°C entre o centro do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná. Até pelo menos a sexta-feira, o frio prosseguirá em toda a Região Sul, com mínimas próxima de 0°C. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, uma nova onda de frio é esperada a partir de 30 de julho, mas bem menos intensa que a atual.

Um comentário:

wagão disse...

Matéria mal feita e mal colada. Como o título fala em Centro Oeste e a matéria só faz menção a cidades do Sul?