sábado, 27 de julho de 2013

Fica passa a contar com espaço cultural permanente


O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) passa a ter, a partir de hoje, espaço permanente na cidade de Goiás. Para isso, o governador Marconi Perillo inaugurou hoje, no casarão onde funcionará na nova sede da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), o Centro de Referência do Fica, um salão destinado à produção audiovisual e animação cinematrográfica, com o objetivo de dar capilaridade ao festival. No mesmo local funcionará uma espécie de Museu Mercantil, que reúne máquinas e equipamentos históricos, usados pelas antigas casas comerciais goianas.

O Centro Cultural leva o nome do deputado federal Fernando Cunha, que morreu no final de 2011. A Secretaria Estadual de Cultura anunciou o lançamento da Caravana Cultural do Cerrado, cujo projeto prevê a realização de atividades multiculturais no Estado, por meio da utilização de uma carreta-baú, responsável por transportar os cenários, com aproveitamento dos talentos locais. O governador ressaltou, no discurso de lançamento, que o Centro de Referência do Fica além de sequência ao trabalho cultural do Festival, significa a restauração de mais um importante casarão histórico, referência em art déco.

Um pouco antes, o governador participou da instalação simbólica do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Lauro Jardim, agradeceu o apoio de Marconi, no debate envolvendo a PEC 37. “O senhor foi uma das primeiras autoridades a se posicionar claramente contra a emenda”, disse o procurador, referindo-se a tentativa de tirar do Ministério Público a competência para instaurar inquéritos. Marconi agradeceu o reconhecimento e disse que seu posicionamento foi coerente com sua conduta, sempre favorável às ações do MP.

Nenhum comentário: