domingo, 16 de junho de 2013

Itália x México - Rio de Janeiro Em Dia de Futebol no Maracanã


O privilégio de disputar o primeiro jogo do Maracanã na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 caberá a México e Itália. Neste domingo, o campeão da Copa Ouro 2011 e a finalista da UEFA Euro 2012 irão medir forças com o objetivo de largar na frente no Grupo A.
O jogo
México x Itália, Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília)
Em cenaComo apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, um tropeço na primeira rodada obrigará o perdedor a buscar a classificação contra Japão e Brasil nos outros dois jogos da fase de grupos. As duas equipes possuem elencos experientes e jogadores confiantes, habituados a conquistas.Em termos de Copa das Confederações, o México tem mais rodagem. Mas jogadores como Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo não são do tipo que estranharão um grande palco, ainda que diferente.
No histórico de 11 partidas do confronto, a seleção asteca venceu apenas uma vez, exatamente no último duelo, um amistoso disputado em 2010 (2 a 1). Para os mexicanos, há ainda a incômoda lembrança de que a Azzurra conseguiu marcar pelo menos um gol sempre que os dois adversários estiveram frente a frente.
Antes de entrar em campo pelo Festival dos Campeões, a Itália fez uma primeira apresentação tímida nos gramados brasileiros, empatando em 2 a 2 com o Haiti em amistoso no último dia 11 de junho. O técnico Cesare Prandelli deu a entender que a sua seleção poderá estrear com duas novidades nas pontas, Alessio Cerci e Antonio Candreva, que dariam mais peso ofensivo e menos centralidade às investidas italianas. Já Mario Balotelli e Stephan El Shaarawy terão a responsabilidade de confirmar todas as expectativas depositadas nos ombros da dupla.
No lado mexicano, Javier Hernández (25 anos), Giovani dos Santos (24) e Andrés Guardado (26) não são exatamente veteranos de longa data, mas formam um trio capaz de fazer a diferença a favor da seleção de José Manuel de la Torre. Na defesa, o treinador poderá contar com a experiência de Francisco Rodríguez e Carlos Salcido.
O número

20 
– O México tomou gosto pela Copa das Confederações da FIFA, tendo participado de cinco das sete edições realizadas e sempre com boas campanhas. Os astecas, que disputarão contra a Itália a sua 20ª partida no torneio, marcaram um total de 33 gols e sofreram outros 28. Em 1999, como anfitrião, o país conquistou o único título de uma seleção da América do Norte, Central e Caribe na história do Festival dos Campeões.
O que eles disseram
"Esta competição nos ajudará a ganhar ainda mais entrosamento e nos permitirá observar vários jogadores que poderão ser úteis no futuro. Vamos estrear já contra o México, que costuma jogar um futebol muito intenso, misturando técnica com velocidade. Os mexicanos não estão aqui por acaso. É uma seleção que tem qualidade, principalmente no ataque", Cesare Prandelli, técnico da Itália
"Itália, Espanha ou Brasil, especificamente este por ser o país anfitrião, são sempre os favoritos, mas você não pode esquecer nunca as outras equipes. O futebol está evoluindo rapidamente, e hoje não há mais grandes diferenças entre um time e outro", José Manuel de la Torre, técnico do México

Nenhum comentário: