quarta-feira, 19 de junho de 2013

Itália x Japão - Jogão na Arena Pernambuco


Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, será disputada a partida entre Itália e Japão pela Copa das Confederações da FIFA 2013 na Arena Pernambuco em Recife. Na ocasião, o capitão japonês Makoto Hasebeterá uma tarefa para lá de pedregosa: o volante dos samurais precisará simplesmente parar Andrea Pirlo.
O italiano não apenas marcou um golaço de falta no jogo de estreia contra o México, mas também foi o cérebro no meio de campo e ganhou o prêmio de craque do jogo. "Pirlo? Ele é a cabeça do time", afirmou Hasebe em entrevista exclusiva ao FIFA.com. "Um jogador fantástico. Precisamos incomodá-lo desde cedo e não podemos deixar que cresça no jogo."
Para conseguir isso, o Japão pretende adotar uma postura mais ofensiva do que a da partida de abertura. "Contra o Brasil ficamos muito na defensiva", analisou o jogador do Wolfsburg, da Alemanha, mostrando-se decepcionado com o resultado do primeiro jogo. "É pena que tenhamos perdido. Mas a seleção brasileira é muito forte e ainda tinha o apoio da torcida. Isso tudo nos deixou muito impressionados."
O placar final foi de 3 a 0 para os brasileiros, que se mostraram superiores em todos os aspectos e não deram chance ao selecionado nipônico. "A decepção foi grande, e no começo deixamos cair a cabeça um pouco, mas agora é hora de reerguê-la", comentou Hasebe. "Ainda temos dois jogos por disputar contraItália e México e se ganharmos os dois estaremos nas semifinais."
Falar é fácil, mas na realidade a tarefa dos japoneses é bem mais difícil. O duelo contra os italianos será decisivo para o campeão da Ásia. "A Itália sempre teve uma equipe muito forte", analisou Hasebe. "Os italianos são muito organizados e estáveis na defesa."
Zaccheroni de coração partidoPara o treinador do Japão, Alberto Zaccheroni, o duelo contra a Azzurra será ainda mais especial, já que é um confronto contra o seu país natal. Até hoje, Itália e Japão já se enfrentaram duas vezes. Nos Jogos Olímpicos de 1936, os italianos venceram de goleada por 8 a 0, mas um novo encontro 12 anos mais tarde terminou empatado em 1 a 1.
Ainda que o resultado esperado não aconteça contra a Itália, os asiáticos terão pelo menos um consolo. Afinal, o país é já se classificou para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ao lado obviamente do país anfitrião. "É claro que isso é excepcional e estamos muito orgulhosos de já ter vaga garantida na Copa do Mundo", declarou Hasebe. "Para nós isto é como uma espécie de teste. Já sentir o clima, os estádios e todas as circunstâncias da competição pode ser uma vantagem."
De olho no Maracanã
Para complementar a experiência no Brasil, é possível que o Japão faça uma visita a comunidades nipônicas no país. "Espero que consigamos, mas será difícil porque não vamos jogar em São Paulo", explicou Hasebe.
Além disso, para completar uma perfeita preparação para o Mundial, não pode faltar uma visita ao Estádio do Maracanã. Mas para isso os japoneses precisariam chegar à final da Copa das Confederações da FIFA no dia 30 de junho. "Por que não poderia acontecer?", questionou Hasebe ao conversar com o FIFA.com, para logo em seguida minimizar a sua euforia. "Ainda não estamos pensando nisso. Precisamos caminhar com um passo depois do outro."
Afinal, antes de começarem a sonhar com uma eventual decisão, os samurais japoneses precisam pensar na difícil partida de quarta-feira. E Hasebe ainda precisa pensar no que fazer para parar Pirlo.

Um comentário:

João disse...

Tá bom, e onde entra salvador na história?