quarta-feira, 19 de junho de 2013

Governo Diáloga Com Movimentos Sociais Para Que Manifestação Seja Pacífica e Ordeira

Secretário de Articulação Institucional, Joaquim de Castro, participou nesta manhã (19/06), da reunião proposta pelo Conselho Estadual de Juventude (Conjuv), com membros do Conselho e autoridades policiais goianas. Eles discutiram a postura do Estado diante das manifestações de amanhã, dia 20, para que seja promovida da cultura da paz, e garantida a ordem e a segurança dos participantes e da sociedade em geral.

Para o titular de Articulação Institucional, o que o Governo quer é “manter o direito de manifestação, sem interferir no conteúdo, mas em contrapartida assegurar que não haja excessos, garantir a integridade física das pessoas e do patrimônio público”, disse. Ficou acertado que a Polícia Militar vai buscar a eliminação do uso da força, adotar uma atitude de reação e pelo não-enfrentamento com o movimento.

A diretoria do Conjuv vai participar hoje à noite de uma plenária com o Movimento Frente de Luta, que encabeça a manifestação, para manter o diálogo entre Estado e sociedade civil organizada e acertar alguns pontos. “Não queremos interferir no conteúdo do manifesto, queremos falar do formato, que inclui trajeto, até para que haja intervenções no trânsito necessárias, e que o Estado defina sua postura com relação aos manifestantes”, explicou o presidente do Conjuv, Eduardo de Oliveira.

O superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública, Edilson Brito, disse que é simbólico e emblemático o que vem acontecendo por todo Brasil entre a Polícia e os manifestantes. “A polícia tem mostrado que está do mesmo lado que a população. Estamos juntos para garantir que o direito da comunicação, da livre expressão seja mantido. Queremos garantir que a manifestação seja pacífica e respeitosa e que o desejo da maioria, que é a expressão de sua inquietação, seja respeitado”, comentou Edilson de Brito. Pensamento que foi partilhado pelo Comandante Veríssimo. Segundo ele, “a PM vai para as ruas defender a paz e estabelecer o clima ordeiro”.

O grupo concorda em outro ponto: se houver diálogo antecipado entre o Estado e o movimento para estabelecer pontos de convergência, a possibilidade de tudo se transcorrer de forma pacífica é maior. Depois da reunião de hoje à noite com os líderes do movimento social, o Conselho de Juventude irá se reunir novamente amanhã com os representantes estaduais para fechar todos os pontos e definir estratégias e logística.

Além do secretário Joaquim de Castro, do presidente do Conjuv, ligado à Searti, Eduardo de Oliveira, participaram da reunião o superintendente de Juventude da Searti, Leonardo Felipe; o superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública e Justiça, Delegado Edilson de Brito; Comandante do Policiamento da Capital, Walter Azeredo Veríssimo; Tenente Cristian Wening, do Corpo de Bombeiros; diretor da Advocacia Jovem da OAB-GO, Jocelino Laranjeiras; Whidiney Corado, do Movimento e Ação Instituto, que tem acento no Conselho; e os representantes estaduais no Conjuv: Aava Santiga (Searti), Thiago Alves (Sectec), Lucas Mota (Secretaria de Cidadania e Trabalho) e Allan Máximo (Saúde). 

Nenhum comentário: