terça-feira, 18 de junho de 2013

Governo Declara Guerra aos Manifestantes: "Quem Acha que Pode Impedir, Enfrentará a Determinação do Governo"

RIO DE JANEIRO, 17 Jun (Reuters) - O governo não vai permitir que nenhum tipo de manifestação impeça ou atrapalhe a realização dos eventos esportivos internacionais no país, disse nesta segunda-feira o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao comentar os confrontos entre policiais e manifestantes antes de jogos da Copa das Confederações no fim de semana.

"Não vamos permitir que nenhum tipo de movimento impeça os eventos. Quem acha que pode impedir, enfrentará a determinação do governo", afirmou Aldo a repórteres após participar de seminário esportivo no Rio, com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

No domingo, a polícia disparou balas de borracha e usou bombas de efeito moral para dispersar centenas de manifestantes que se aglomeraram em frente a uma barreira policial montada num dos acessos ao Maracanã, antes do jogo Itália x México. Imagens da Reuters TV mostraram pessoas feridas e manifestantes sendo detidos pela polícia.

Também houve protestos e confusão envolvendo a polícia em Brasília, no sábado, antes do jogo Brasil x Japão. Um grupo de centenas de pessoas bloqueou parte da entrada dos torcedores e a Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar a manifestação. Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, pelo menos sete pessoas foram detidas.

Os manifestantes contestam os gastos feitos com a construção dos estádios para a Copa do Mundo diante de problemas em serviços públicos, como saúde e transportes.

O ministro afirmou que a estratégia de segurança das forças policiais permanecerá a mesma. "Não haverá necessidade de mudanças".

Aldo disse que a repercussão dos acontecimentos pode vir a ter um viés positivo para o Brasil, por mostrar que o país é uma democracia consolidada, onde há liberdade de manifestação.

No mesmo evento, o presidente da Fifa foi diplomático ao comentar os acontecimentos. "Podem acontecer eventualidades aqui no Brasil, como as que ocorrem na Turquia", disse Blatter, em referência aos distúrbios na praça Taksim, em Istambul.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

4 comentários:

Creio na justiça disse...

Muito engraçado...
PT e coligação, provando do próprio veneno.
Quem diria enh...
Quem era tempos atrás especialista em manifestações, greves, agora provando do próprio veneno... e pior que uma dose bem menor do que a aplicada por eles em tempos atrás..

Agora ficam fazendo chilique com as manifestações..
Ao meu ver maioria desses ministros não tem condições técnicas de ocuparem esses cargos.. são indicados pelos ""acordos"" políticos, e esse Aldo Rebelo é um claro exemplo... parece que está sempre cançado, com sono.. longe de demonstrar capacidade de levar o esporte brasileiro adiante.
Uma ""gastança"" danada de dinheiro público, criação de um ""monte"" de ministérios, parece que ao invés de realmente governar ficam só preocupados nas coligações e na perpetuação do poder público.
E esse sistema de ação, também se vê em governo estaduais de oposição ao federal... A coisa tá feia para todo lado..
Precisa de uma reforma política/eleitoral/penal etc urgente, a preço de se instalar o caos no país inteiro...

Unknown disse...

Fui militante e sempre achei importantíssimo o direito de reivindicar, de protestar e fazer greve. Só não acho legar botar fogo em viaturas, depredar o mobiliário público, pichar ou invadir repartições. O resto tudo pode!

Unknown disse...

EU ACHO QUE ESSE MOVIMENTO DEVERIA TER SIDO FEITO(NO QUE SE REFERE A COPA) LOGO QUANDO FICAMOS SABENDO QUE A COPA SERIA AQUI, LEMBRO MUITO BEM O QUANTO ISSO FOI COMEMORADO.aCHO QUE TENTAR ISSO AGORA, ALÉM DE MUITA CONFUSÃO, O PREJUIZO VAI SER MAIOR.

poli disse...

olha a policia teve estar no meio dos manifestante sim .. mas tem um detalhe quem faz arruaças nas ruas baterna esses a policia pode mete tiro pra mata, na minha opinião. agora por causa de um arruaceiro mete porrada em todo mundo ai é erro da policia do rio de janeiro, pois a população tem todo direito sim de fazer protesto ! poxa que palhaçada é essa daqui a pouco vão proibir as pessoas de falar mão do governo ai sim vira uma baita de uma ditadura militar..