sexta-feira, 7 de junho de 2013

Governador Vistoria Obras do Hugo 2 e Espera Inaugurá-lo em Um Ano


Bem perto de realizar um sonho projetado há alguns anos e colocado na lista de obras da atual gestão como uma de suas prioridades, o governador Marconi Perillo visitou, na manhã de hoje, as obras do Hospital de Urgências de Goiânia da região Noroeste – Hugo 2 –, acompanhado pelo secretário de Saúde, Antônio Faleiros, e pelo presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón. Há 15 dias, os primeiros passos foram dados para o início das obras e na semana passada as máquinas da Agetop começaram o trabalho que, segundo Rincón, será incessante, com objetivo de entregar o Hugo 2 já em pleno funcionamento em um ano.

Com 27.714,77 mil metros quadrados de área construída e 137.347,66 de área total, o Hugo 2 fará, a princípio, de acordo com Faleiros, até mil atendimentos por dia, com 360 leitos e equipamentos de última geração. O custo previsto é de R$ 57 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. Conforme o governador havia requisitado, a unidade terá uma ala para atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras, banco de sangue e heliponto, para facilitar o deslocamento de pacientes que se enquadrarem em casos de urgência. Serão 30 consultórios médicos, 40 leitos de UTI, centro cirúrgico com sete salas, além de outros departamentos exigidos em um hospital moderno.

Entusiasmado, Marconi pediu aos engenheiros responsáveis para conhecer cada detalhe da obra, vistoriando a planta e conhecendo o trabalho das máquinas. Ele pediu ainda comprometimento e determinação para cumprir o prazo de entregar o Hugo 2 em até um ano funcionando inteiramente. O hospital atenderá, em geral, uma população de 500 mil habitantes de bairros adjacentes e até de cidades próximas à região Noroeste.

“Logo que pronto, o Hugo 2 representará alívio a uma população de mais de 500 mil habitantes que sonhou, como eu sonhei, como nosso governo sonhou, com a construção de um hospital que pudesse atender as aflições de uma população que se encontra, de certa forma, um pouco afastada do acesso aos grandes hospitais. Além de atender a Região Noroeste de Goiânia, atenderá muitos municípios da Região Oeste, como Goianira e Inhumas, por exemplo. Será uma obra moderníssima. O secretário Faleiros e o presidente Jayme aprimoraram o Hugo 1, buscaram corrigir falhas de outros hospitais de urgência nossos, e aqui teremos todas as necessidades da população atendida”, relatou o governador, em entrevista à imprensa no local.

Marconi destacou ainda que o Hugo 2 desafogará o fluxo de pacientes que recorrem aos hospitais mais operantes de Goiânia, como o Hugo e o HGG. “Vai tranquilizar a população em relação a atendimento de urgência e emergência e, por outro lado, facilitará a vida de pessoas idosas, doentes, deficientes que precisavam se deslocar para setores distante delas”, declarou.

Ele informou que o governo está viabilizando os procedimentos para fazer as cotações dos equipamentos que são necessários ao hospital. Ao mesmo tempo, o secretário Faleiros vai comandar o chamamento de uma Organização Social (OS) e começar a recrutar e treinar profissionais para que, quando o Hugo 2 for inaugurado, esteja em condições de funcionar adequadamente.


Nenhum comentário: