terça-feira, 18 de junho de 2013

Festa no Mineirão: Nigéria Goleia o Taiti

No apito inicial, o Mineirão já cantava, em peso, "Taiti, Taiti". A torcida aplaudiu o chute de Vincent Simon logo no segundo minuto de jogo e, mais tarde, comemorou como um gol a excelente saída do goleiro Xavier Samin, que parou o ataque do nigeriano Anthony Ujah, sozinho na grande área. Também houve festa digna de título quando o taitiano Jonathan Tehau saltou para cabecear e marcar um gol histórico. Todo o apoio do público em Belo Horizonte, contudo, foi incapaz de compensar a enorme diferença técnica entre as equipes. No fim do primeiro tempo, a vantagem da Nigéria já era de 3 a 0. No fim, o placar mostrava 6 a 1 na estreia das duas equipes na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. De um lado, nigerianos festejavam o resultado. Do outro, taitianos deixavam o gramado ovacionados, ao som de mais cantos de "Taiti, Taiti".


A superioridade das Super Águias ficou clara logo no comecinho, embora com uma pitada de sorte. Aos cinco minutos, Uwa Echiejile chutou de fora da área e contou com um desvio nas costas do capitão Nicolas Vallarpara marcar o primeiro gol do duelo. E nem demorou para os africanos aumentarem a vantagem, aproveitando-se de uma falha na saída de bola do Taiti. Nnamdi Oduamadi entrou na área, cortou um zagueiro e tocou na saída do goleiro Xavier Samin: 2 a 0. O próprio Oduamadi voltou a mostrar oportunismo aos 26. Samin saiu do gol para antecipar-se em um cruzamento, mas soltou a bola nos pés do atacante nigeriano, que só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo das redes.

Para a torcida, porém, pouco importava o 3 a 0 no intervalo. Quando Jonathan Tehau saltou no segundo pau e cabeceou para baixo, sem defesa para Vincent Enyeama, o público comemorou junto com a seleção doTaiti, como numa festa de título. E com razão: foi o primeiro gol da história do Taiti em um torneio da FIFA. A Nigéria, entretanto, sempre teve o domínio da partida e só não aumentou o placar porque seus atacantes perderam boas oportunidades perto da meta de Samin. Ainda assim, houve tempo para um quarto gol das Águias, que saiu quando o mesmo Jonathan Tehau tentou cortar um cruzamento e, sem querer, fez contra. Oduamadi marcou o quinto, completando seu hat-trick, ao finalizar, dentro da pequena área, um cruzamento de Brown Ideye. Antes do fim, Echiejile ainda marcou mais um, dando números finais.

O resultado, além de colocar Oduamadi como artilheiro da Copa das Confederações da FIFA, com três gols, põe a Nigéria na liderança do Grupo B, à frente da Espanha, que derrotou o Uruguai por 2 a 1 e tem saldo de gols inferior. A segunda rodada da chave será na quinta-feira, dia 20. Primeiro, às 16h (horário local), a Espanha enfrenta o Taiti no Maracanã. Em seguida, às 19h, a Nigéria encara o Uruguai na Fonte Nova.

Nenhum comentário: