quarta-feira, 26 de junho de 2013

Globoesporte Confirma Reportagem do Blog do Cleuber Carlos Sobre Festa, Roubo e Sexo dos Jogadores da Espanha em Hotel do Recife


25 Jun (Reuters) A Real Federação Espanhola de Futebol emitiu nota oficial negando, nesta terça-feira, reportagem publicada pelo site Globoesporte que acusa jogadores da seleção da Espanha de terem feito uma festa em Recife com álcool, mulheres e strip-pôquer após uma partida da Copa das Confederações na semana passada. 

A notícia foi divulgada primeiramente pelo blog do Cleuber Carlos no último sábado 22/06/2013 com o título: Jogadores da Espanha Podem ter Participado de Festinha Com Garotas de Programa em Hotel do Recife . Os campeões europeus e mundiais disseram que seis jogadores tiveram dinheiro roubado de seus quartos de hotel enquanto a equipe enfrentava o Uruguai, no dia 16, mas o site globoesporte.com contou uma história diferente sobre os fatos, citando funcionários do hotel como fontes, na segunda-feira.


Em uma reportagem com a manchete "Sexo, mentiras e videoteipe: sumiço de euros na noite da Espanha em PE", o site disse que o roubo foi percebido depois que cinco mulheres deixaram o hotel na manhã seguinte ao jogo, e que alguns incidentes foram flagrados pelas câmeras do local.

"Mentiras são sempre descobertas no fim", disse o zagueiro do Barça e da Espanha Gerard Piqué, um dos jogadores que teriam sido roubados, à rádio espanhola Cadena Cope, nesta terça-feira.

"Não acho que estão fazendo isso para nos desestabilizar, eles tinham que procurar alguma desculpa", acrescentou.
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) divulgou um comunicado negando a reportagem que, segundo a entidade, afeta o bom nome da equipe e a reputação e o profissionalismo dos jogadores.

"Seis dos jogadores da seleção foram objeto de um roubo no hotel de concentração em Recife durante o período do jogo Espanha x Uruguai correspondente à Copa das Confederações. Esse fato foi denunciado prontamente para a polícia brasileira", disse o comunicado.


"A denúncia não envolve quaisquer ataques contra o comitê organizador, nem contra a Fifa, muito menos contra um país como o Brasil, que recebeu a seleção espanhola com os braços abertos. Tal circunstância poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo, incluindo a Espanha", argumenta a federação na nota.

"Desde então, espalhou-se uma série de calúnias sobre os nossos jogadores, e a RFEF rechaça em sua totalidade e repudia, profundamente, porque fere a honra de seus jogadores, suas famílias e amigos."
A federação acrescentou que os acontecimentos não vão tirar o foco da equipe para a semifinal contra a Itália, na quinta-feira. A outra semi será entre Brasil x Uruguai, na quarta.
"Este fato... desperta a indignação desta Real Federação, pois apenas pretende prejudicar, gratuitamente, a reputação dos jogadores da seleção espanhola, que tem demonstrado durante muitos anos seu bom trabalho, profissionalismo e exemplo."


(Por Mark Elkington em Madri)




Reportagem do globoesporte.com



Inquérito aberto pela polícia pernambucana investiga o estranho caso do furto confirmado pela Fifa e desmentido pelos 'furtados'




A polícia pernambucana confirmou, nesta segunda-feira, que abriu inquérito para investigar o caso do suposto furto de que teria sido vítima a seleção da Espanha quando se hospedou no Recife na semana passada. O crime foi denunciado inicialmente pelo jornal espanhol "El Mundo Deportivo" - que publicou no último dia 20 que um grupo de jogadores teria sido furtado no Golden Tulip Recife Palace - onde a Fúria ficou hospedada para a estreia na Copa das Confederações. O caso se tornou estranho quando o chefe de segurança da delegação espanhola, Raul Jimenez, e o gerente de relacionamento do hotel, Eduardo Barbosa, desmentiram o furto, confirmado pela Fifa horas depois.

De acordo com o delegado, ainda é muito cedo para afirmar o que realmente aconteceu no Hotel Golden Tulip Palace Recife. No entanto, o GLOBOESPORTE.COM ouviu funcionários, seguranças do hotel, voluntários da Fifa e alguns policiais (sendo um deles ligado à cúpula da polícia pernambucana) e descobriu uma história até comum em delegações de futebol. Uma história com sexo, mentiras e até um videoteipe.



Na noite do domingo, dia 16, após a vitória sobre o Uruguai por 2 a 1, uma banda de pagode foi contratada para animar uma festa da delegação espanhola no hotel. Além de cerveja, caipirinha e música, o evento contou com a presença de mulheres. No início, a festa não fugia do normal: brincadeiras, comilança e bebedeira.


Mas quando a banda de pagode Só Prazer parou de tocar, por volta de 1h da madrugada, um grupo de cinco moças seguiu para a área de aposentos com cinco atletas e um membro da comissão técnica. Nos quartos, segundo dois funcionários, o grupo teria começado uma disputa de strip-poker (jogo de cartas onde quem perde uma rodada tira uma peça de roupa). O clima teria esquentado com alguns atletas e moças seguindo para aposentos individuais. Quando, na manhã seguinte, as moças foram embora, membros da delegação deram falta de aproximadamente mil euros.


- Eles fizeram uma festa e subiram com algumas meninas para os quartos. Sabemos que isso aconteceu, mas não podemos falar muita coisa. Se teve roubo, foi ali. Certamente todo mundo vai negar e vai sobrar para a gente – relatou um voluntário, que pediu para não ser identificado.

Jogadores da Espanha comemoram vitória no Recife (Foto: Globoesporte.com)Jogadores da Espanha na comemoração da vitória no Recife (Foto: Daniel Gomes / Globoesporte.com)





Apesar do sumiço do dinheiro, os jogadores sabiam que reclamar publicamente do acontecido não seria inteligente. Mas, quando um membro da delegação vazou a história do "furto" para o "El Mundo Deportivo", o hotel ficou na berlinda. Por conta disso, o estabelecimento convocou todos os funcionários para uma tensa reunião - repleta de ameaças e cobranças. Nenhum funcionário assumiu o crime. Ao analisar as imagens do sistema de segurança, um dos responsáveis pelo hotel teve a certeza de que os espanhóis não estavam contando a história inteira.


- Conversaram com todo mundo e ninguém tinha roubado. Até porque são muitos seguranças. Aí viram que meninas que eles chamaram para a festa entraram nos quartos. E começaram a achar que o roubo foi lá – disse um dos funcionários.



Uma funcionária que trabalha no hotel, que também pediu para não ser identificada, confirmou a existência da festa e do desafio do strip-poker.

- O que a gente ficou sabendo foi que eles levaram algumas meninas para festa. Aí, jogaram baralho, e nesse jogo eles apostaram dinheiro e até as roupas. Foi isso que todo mundo ficou falando aqui.


Com as imagens na mão, o hotel exigiu que a Fúria se posicionasse. Um integrante da delegação espanhola, que já estava no Rio de Janeiro para o jogo contra o Taiti (que ocorreu na quinta, dia 20) voltou ao Recife para ver as imagens gravadas pelo circuito interno. Com a confirmação da presença das moças nos aposentos, os dois lados selaram um armistício e optaram pelo duplo desmentido.



- Disseram para ninguém falar nada, pois seria pior para todo mundo. Que o hotel seria prejudicado e nós também – relatou uma funcionária sobre a reunião com os espanhóis.



Festa “extra” teria sido promovida pela banda


Espanha jogadores Hotel janela (Foto: Alexandre Alliatti)Delegação espanhola chegou a desmentir o furto
(Foto: Alexandre Alliatti)

De acordo com um dos seguranças do hotel, um dos integrantes da banda que participaram da festa teria levado as mulheres para os jogadores. Ele explicou que, após o incidente, o hotel decidiu contratar outro grupo musical para recepcionar o Taiti, que também fez uma festa na beira da piscina no sábado, dia 22.


- A banda que tocou para o Taiti já era outra. É um funcionário do hotel que toca nela e a escolha já foi por causa da confusão que aconteceu por causa da outra banda. Eles que teriam colocado as meninas para dentro e articulado tudo. Quem pediu a entrada delas, se partiu da própria delegação da Espanha ou da banda, eu não sei. Sei que duas dormiram aqui.

Após negar a existência da investigação durante uma semana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu confirmar que há um inquérito para apurar o que ocorreu no hotel. Porém, poucos detalhes foram repassados pela polícia, alegando que a investigação está apenas na sua fase inicial. Segundo o Diretor da Capital e Região Metropolitana da Polícia Civil, Luiz Andrei, o caso está sendo investigado pela Delegacia do Turismo.


- O inquérito foi aberto porque o fato (suposto furto) foi à tona. Quando isso acontece, é necessário abrir uma ocorrência. As imagens do dia foram vistas pelo Instituto Criminalista da Polícia Civil, mas ainda não chegaram de forma oficial para nós. Até o momento, nós ouvimos 27 pessoas que trabalhavam no local durante o ocorrido e foi expedida uma carta precatória para o Rio de Janeiro, para onde foi a delegação da Espanha, para saber detalhes sobre esse fato. Quanto foi furtado, quem estava envolvido. Mas isso caberá à Delegacia do Turista. Nesse tipo de delito, o depoimento da vitima é fundamental para que o caso seja solucionado.


luiz andrey Diretor da Capital e Região Metropolitana da Polícia Civil (Foto: Elton de Castro)


Diretor da Polícia Civil diz que 27 pessoas já foram
ouvidas (Foto: Elton de Castro)



Com relação às imagens das câmeras de segurança do hotel, Luiz Andrei preferiu não entrar em detalhes, com a justificativa de que poderia atrapalhar o inquérito.


- As imagens estão sendo analisadas e, com base nelas, outras pessoas podem ser ouvidas. No entanto, nós não podemos falar sobre isso, até para não atrapalhar o andamento das investigações.



Apesar da confirmação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o Hotel Golden Tulip Recife Palace afirmou, por meio de uma nota divulgada por sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento sobre o incidente apenas pela imprensa. Ao diário "Sport", o chefe de comunicação da Real Federação Espanhola, Antonio Bustillo, negou a ocorrência da festa.





Confira a íntegra da nota oficial do hotel:


"Em relação á notícia que foi divulgada por veículo de comunicação da Espanha sobre suposto 'furto' de dinheiro de jogadores da Seleção da Espanha, durante estada no Hotel Golden Tulip Recife Palace, vimos a público informar que soubemos do fato pela imprensa.

O hotel não recebeu queixa alguma da equipe da Espanha sobre esse ou qualquer outro incidente; ao contrário, o Golden Tulip Recife Palace recebeu diversos elogios e cumprimentos pelo atendimento exclusivo e dedicação integral de seus colaboradores.


Por fim, continuaremos à disposição para eventuais esclarecimentos."

Nenhum comentário: