sábado, 15 de junho de 2013

Copa das Confederações: Vai Rolar a Bola

© Getty Images
Neste sábado, todos os olhares do planeta bola estarão voltados para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, palco do jogo de abertura da nona edição da Copa das Confederações da FIFA. A partida também marcará a estreia da nova arena de 70 mil lugares, inteiramente reformada para a ocasião. Anfitrião e atual campeão do torneio, o Brasil encara o Japão, campeão asiático que recentemente foi o primeiro país a se classificar dentro de campo para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Às 14h25min (horário local), antes da partida, terá início a cerimônia de abertura, com participação de 2.600 voluntários. Dirigido pelo carnavalesco Paulo de Barros, o show no gramado será um tributo à diversidade cultural brasileira e aos oito países que participam da competição.

O confronto se anuncia difícil para os japoneses, que nunca venceram a Seleção Brasileira em nove jogos entre os dois países. Será que eles vão conseguir derrotar a equipe canarinho pela primeira vez, em solo brasileiro e na abertura do Festival dos Campeões?

O jogo
Brasil x Japão, Estádio Nacional de Brasília, sábado, 15 de junho, às 16h (hora local)

O duelo
Shinji Kagawa x Luiz Gustavo
Os dois jogadores se encontraram na final da Copa da Alemanha 2011-2012, disputada por Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Com apenas três minutos de bola rolando, Kagawa abriu o placar para o Borussia. O japonês realizou uma partida fantástica, ajudando o time a vencer com facilidade por 5 a 2. O clube de Dortmund também foi campeão nacional naquela temporada, faturando os dois títulos mais cobiçados do futebol germânico.

Palavra de quem entende
"Têm boas chances de esse ser um dos duelos mais duros da história entre essas duas equipes. Por duas razões: porque a evolução dos japoneses é cada vez maior, com mais e mais gente em campeonatos como os de Alemanha, Itália, Inglaterra, Rússia... E também pela fase que o Brasil vive hoje, em que ainda está em busca da escalação e da formação ideal." Zico, ídolo da Seleção Brasileira e ex-técnico do Japão

Você sabia?
Você pode ganhar a bola usada no pontapé inicial dos jogos do Brasil 2013. Para isso, visite a página do concurso clicando no link à direita deste artigo e responda às três perguntas do quiz. Se as suas respostas estiverem corretas, você concorrerá à chance de faturar a bola da respectiva partida. Você só poderá responder o quiz uma vez, portanto pense bem antes de enviar as respostas. O concurso permanecerá aberto do início do jogo até 30 minutos após o apito final. Não esqueça que você precisa ser membro do Clube FIFA.com para participar, mas a inscrição é rápida, simples e gratuita.

No passado...
O Brasil estreou contra o Egito na Copa das Confederações da FIFA África do Sul 2009 e venceu por 4 a 3 com um gol no último minuto. Quando as duas equipes se encaminhavam para um empate, o árbitro apitou pênalti a favor do Brasil por um toque de mão de Ahmed Al Mohamady dentro da área. Kaká assumiu a responsabilidade de executar a sentença, abrindo caminho para o triunfo brasileiro.

O aniversariante
O ex-goleiro marfinense Alain Guiahouly, 47 anos, participou da Copa das Confederações da FIFA em 1992

FIFA.COM

Nenhum comentário: