Duas seleções no grande palco  Quando Brasil e Japão entrarem em campo neste sábado, num estádio novíssimo em Brasília, o confronto serve não só como o jogo de abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, mas também envolve as duas primeiras seleções garantidas na Copa do Mundo da FIFA 2014. Dois times que sobem ao grande palco neste sábado e ficarão nele por, no mínimo, um ano.
O jogo
Brasil x Japão, Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília, sábado, 15 de junho, 16h (horário local)
Em cena
Japão chega ao torneio animado – e aliviado – pela conquista da vaga para o Mundial, depois de uma jornada longa, mas segura, vencendo cinco de oito partidas na fase final das eliminatórias. Agora, num país em que a colônia nipônica tem vasta presença, é a hora de se testar perante uma concorrência mais diversificada, com representantes de todos os continentes. A começar pelos anfitriões do Festival de Campeões.
Os dois times se enfrentaram pela última vez menos que um ano atrás, 16 de outubro. A Seleção ainda era dirigida por Mano Menezes e venceu por 4 a 0 na Polônia, com dois gols de Neymar, um de Paulinho e outro de Kaká, único que não entrou na lista final de Luiz Felipe Scolari. Na história, em partidas oficiais, são nove embates entre os dois times, com sete vitórias para os brasileiros e dois empates.
O experiente treinador ainda procura impor sua marca na equipe e, nos últimos amistosos antes do torneio, com um empate movimentado com a Inglaterra por 2 a 2 e uma vitória por 3 a 0 sobre a França, testemunhou evolução em campo, como resultado de uma preparação mais extensa.
A estatística
2 ­– 
Apenas dois jogadores que disputaram a Copa das Confederações da FIFA África do Sul 2009 se repetem no elenco de Felipão nesta edição: o goleiro Julio Cesar e o lateral Dani Alves, ambos titulares. Para comparar, a Espanha de Vicente Del Bosque conta com 14 jogadores que disputaram a última edição do torneio: Casillas, Albiol, Piqué, Villa, Xavi, Torres, Fábregas, Reina, Arbeloa, Silva, Busquets, Mata, Cazorla e Ramos.
O que eles disseram
“Está sendo montada a equipe. Uma vez eu li em uma revista que a natureza não dá saltos. Temos que ir trabalhando, para ter uma equipe competitiva e ganhar jogos", Luiz Felipe Scolari, técnico do Brasil.
“A Copa das Confederações será difícil, mas é o que queremos. Somente equipes de qualidade estão no torneio, por isso devemos usar a competição como um ‘tijolinho’ para 2014”, Alberto Zaccheroni, técnico do Japão.