sexta-feira, 31 de maio de 2013

Imagens Impressionantes da Chuva Que Provocou Caos Em Uberlândia

A tempestade que caiu nesta quarta-feira (29) em Uberlândia foi a mais intensa do mês de maio em 30 anos de medição da Estação de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram 120 mm durante todo o dia, mais de três vezes a média histórica do mês, que é de 37 mm. O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 100 chamados durante a tarde, quando a avenida Rondon Pacheco foi inundada e uma mulher de 21 anos foi arrastada pela enxurrada. Com a chuva, o Rio Uberabinha transbordou, parte do telhado de um hipermercado desabou e duas UAIs tiveram problemas com inundações e quedas de energia. Dezenas de carros e motos foram arrastados e destruídos em vários pontos da cidade.
Avenida Rondon Pacheco se transformou em um verdadeiro rio durante o temporal

A mulher levada pela correnteza na Rondon Pacheco ficou desaparecida por mais de uma hora, até ser encontrada pelo Corpo de Bombeiros. Ela estava com a mãe em uma moto quando foi surpreendida pela enxurrada. Ela foi levada à UAI do Tibery e passa bem.

Quatro pacientes internados na UAI Martins tiveram que ser transferidos para outras unidades por conta de quedas de energia, que afetaram também afetaram a UAI do bairro Roosevelt, mas nenhum paciente foi prejudicado.
O Rio Uberabinha transbordou e o bairro Daniel Fonseca também foi bastante castigado. A rua Geraldo Mota Batista, entre a avenida Vasconcelos Costas e a rua Molevade, foi totalmente interditada. Por conta da grande quantidade de água, parte de uma casa desabou e pelo menos cinco árvores caíram e vários carros ficaram ilhados. Em um deles, dois idosos tiveram que ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Nos bairros Umuarama e Aclimação, houve uma intensa chuva de granizo, com pedras que chegaram a medir mais de cinco centímetros de diâmetro. Alguns carros sofreram pequenas avarias. (Veja vídeo)

Na avenida Minervina Cândida pelo menos 15 carros rodaram e foram danificados pela chuva. Em ambos os lados da pista, fios da rede elétrica se soltaram e deixaram vários pontos ao longo da extremidade da via sem energia elétrica.

Em março, um encontro de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Uberlândia, apontou que, para resolver problemas de inundações em avenidas como a Rondon Pacheco, seria preciso construir um novo um sistema de escoamento, em outros pontos da cidade, para impedir que a água da chuva desça de forma afunilada dos bairros para a via, que é fundo de vale.
Temporal anormal

O temporal foi considerado anormal pelos climatologistas da UFU e, de acordo com o professor Luiz Antônio Oliveira, pode ser explicado pelo encontro de uma frente fria vinda do sul do país com uma massa úmida da Amazônia. “Nunca registramos um chuva tão intensa em maio, quando as chuvas já estão diminuindo. Até então, o recorde do mês aconteceu em 1995, quando choveu 115 milímetros”. O último grande temporal registrado na cidade aconteceu em fevereiro, quando choveu aproximadamente 52 milímetros por cerca de 40 minutos e afetou, principalmente a Rondon Pacheco.

Essas  imagens impressionantes foram registradas  na porta da BAND na avenida Rondon Pacheco. O inicio da destruição/ Cenas impressionantes captadas por, Sergio Ferreira que inclusive perdeu seu carro e Tiago Rezende Martins.

Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário: