sexta-feira, 3 de maio de 2013

Governo Promete Internet Rápida Durante a Copa

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA,  (Reuters) - Os torcedores que assistirem à Copa de 2014 no Brasil não terão problemas para usar a Internet nos estádios, mas talvez prefiram utilizar um chip de celular de uma operadora local para reduzir os custos, disse na quinta-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Cada um dos 12 estádios da Copa terá duas redes de 50 gigabytes cada uma, todas ligadas a uma rede de fibra ótica, disse o ministro a jornalistas. "Duvido que os estádios utilizem um terço da capacidade que estamos instalando", afirmou.

"Nem mesmo o Sr. Jerome Valcke vai usar toda essa capacidade, embora ele até pudesse se fizesse muitas declarações explosivas", cutucou o ministro, em alusão ao secretário-geral da Fifa, que no ano passou recomendou um "chute no traseiro" das autoridades brasileiras por causa da lentidão nos preparativos para o torneio.

Embora as relações de Valcke com o governo tenham melhorado depois disso, a Fifa continua preocupada com atrasos nas obras dos estádios e com insuficiências em hotéis, transportes e comunicações.

Dois dos seis estádios a serem usados na Copa das Confederações --evento teste que começa em 15 de junho, em Brasília-- ainda não foram inaugurados.

Há expectativa de que o Brasil receba mais meio milhão de visitantes para a Copa de 2014. Muitos deles vão querer enviar emails ou postar fotos em redes sociais, o que pode congestionar as redes móveis locais.

Nas últimas semanas, as operadoras de telefonia móvel brasileiras inauguraram as primeiras redes de telefonia celular de quarta geração (4G) e o serviço estará disponível nos estádios e nas cidades-sedes da Copa das Confederações.

Mas muitos torcedores estrangeiros não terá como usá-la, porque grande parte dos smartphones dos EUA e de parte da Europa geralmente funcionam em radiofrequências como a de 700 megahertz, ao passo que o 4G brasileiro opera em 2,5 GHz.

Nenhum comentário: