domingo, 19 de maio de 2013

Goiás x Atlético - Hora de Conhecer o Grande Campeão de 2013

Goiás e Atlético entram em campo neste domingo para decidir o campeonato goiano. Um sairá comemorando e outro reclamando. O Goiás tem a vantagem de jogar pelo empate por isso entra com mais chance de ser campeão. 

O equilíbrio entre as duas equipe é tamanho que nos três jogos que disputaram aconteceram 3 empates. Será mais um vez um duelo entre dois técnicos estratégistas taticamente.

Enderson Moreira já percebeu que o Goiás tem rendimento melhor quando pressiona o adversário com volume de jogo, velocidade e principalmente marcando a saída de bola. Toda vez que o Goiás esperou no seu campo para tentar contra-atacar se deu mal e o rendimento da equipe foi pífio. Toda vez que o Goiás precisou ir pra cima e fazer o resultado conseguiu com sucesso. Diante disso, não acredito em um Goiás esperando pra ser atacado e sim um Goiás tomando a iniciativa do jogo.

Enderson Moreira vai focar primeiro em anular as principais jogadas do Atlético. Anular João Paulo é prioridade. Evitar as subidas dos volantes, principalmente Robston e evitar que Pipico receba a bola em velocidade nas costas do Vitor. Amaral deverá ser encarregado de anular João Paulo e como sempre, Vitor será a válvula de escape e principal jogada de ataque do verdão. Neste ponto Enderson arma o time para dar cobertura necessária, evitando que Vítor seja anulado.

Por outro lado, Waldemar Lemos sabe que mesmo o Atlético tomando a iniciativa do jogo, e fizer um gol no inicio não irá decidir o campeonato, pois, o Goiás terá tempo para reagir. Ao contrário do que muita gente pensa, o Atlético deverá entrar em campo esperando o erro do adversário e não partindo pra cima do Goiás. Waldemar terá que anular a jogada mais forte do Goiás que é as decidas do Lateral Vitor. Se não marcar o Vitor e não armar para jogar nas costas do lateral, o Atlético corre sérios riscos de perder o jogo. 

O Atlético precisa jogar sobre tudo com inteligência. Se Precisa vencer e partir pra cima, isso não acontecerá de maneira afoita e sim pode acontecer nos 30 minutos finais, onde com um gol pode ser campeão. Qual a diferença de fazer um gol no início no jogo ou no final do jogo? O gol no inicio dá ao adversário a chance de reação. O gol no final liquida a fatura e dá o título. Essa é a diferença e Waldemar sabe disso.

Deveremos ter um jogo bem mais emocionante do que foi o primeiro. Por ser decisão, nem sempre o planejamento tático define o título. Na decisão um jogador pode fazer a diferença em uma grande jogada ou em um grande erro. Nas grandes decisões é que o jogador tem a chance de escrever seu nome na história do clube. Nas decisões é que ficamos conhecendo os heróis e também os vilões. Na decisão é que uma torcida grita e comemora enquanto outra xinga e chora. Façam suas apostas, quem vai soltar o grito de campeão?

Vou narrar a decisão pelo microfone da Rádio Aliança 1090 AM. Equipe de Nilton Cezar é Luiz Duarte. Clique aqui para ouvir a narração do jogo a partir das 16:00hs


Nenhum comentário: