quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dois Nomes Para o Sport

Faço parte de uma minoria que não veio ao mundo apenas para contar a história. Tenho opinião e não tenho receio de emitir essa opinião, seja para agradar ou desagradar. Quem aponta os erros tem o dever de apresentar sugestões para resolver os problemas. 


Não sei quem tomou a decisão de demitir Sergio Guedes, embora tenha demorado a decisão foi acertada. Os problemas não terminam com a demissão do técnico, pelo contrário, apenas começam a serem resolvidos. Receio  que alguém na atual diretoria de futebol do Sport tenha um "surto" e comece a achar que entende o suficiente de futebol para resolver todos os problemas do clube. Se isso acontecer os problemas não estarão terminando, mas sim começando.

Marcos Amaral e Gustavo Bueno são neófitos no futebol profissional competitivo. Os problemas e fracassos acumulados este ano comprovam esta afirmação. Não que eles não possam colaborar com o clube e em um futuro se tornarem bons gestores de futebol. Mas o momento não é para aprendizagem. O momento é para quem sabe o que está fazendo e eles não sabem.

Antes de contratar um técnico o Sport precisa contratar um gestor de futebol com carta branca que concentre nas suas mãos todas as decisões do futebol. Não adianta contratar um gestor que para tomar decisão tenha que consultar diretores e o presidente. O gestor tem que ter carta branca para gerir o futebol com pleno poderes. A diretoria deve oferecer as melhores condições de trabalho e cobrar resultados. O princípio é o mesmo que é aplicado em qualquer empresa de sucesso.

Claro que neste momento o torcedor vai de maneira utópica falar dos grandes nomes de gestores e treinadores: Rodrigo Caetano, Eduardo Maluf, Nelsinho Batista, Dorival Junior, Mano Menezes e etc. Mas essa não é a realidade do Sport no momento. O Sport deve buscar um gestor com experiência e que venha com histórico de sucesso nos últimos anos em acesso da série B para série A.

 Não adianta utopicamente sugerir soluções que não são aplicáveis  dentro de uma realidade de série B. Qual técnico vai deixar um clube da série A para dirigir um da Série B? Qual gestor vai deixar um clube de uma série A para um de Série B? Na série B o Sport é grande, só não é maior que o Palmeiras. 

Sonhar com grandes nomes é muito bom, mas a realidade é amarga. Certamente não me ouvirão, até porque não sou o dono da verdade e ela pode ser diferente de como a vejo, mas por conhecer o Sport e conhecer o profissional, sugiro que o Sport contrate o diretor de futebol do Atlético Goianiense Adson Batista. Ele conduziu um time que estava morto da 2º divisão do campeonato goiano para a elite do futebol brasileiro.

 Um time sem dinheiro e sem torcida. Hoje ele é um dos mais respeitados executivos de futebol do Brasil e está absolutamente inteirado do mercado. Ninguém fica  7 anos seguidos comandando o futebol de um clube se não for muito bom.

Com relação a técnico tenho opinião formada, embora muitas pessoas tenham restrição, não tenho dúvida no sucesso do trabalho do PC Gusmão. Quando dirigiu o Sport PC fez o time crescer de produção, fez grandes partidas e atropelou adversários na ilha como a goleada contra o Vitória. 

PC Gusmão tinha um traíra do lado dele que foi o Mazola Júnior. Lembra da declaração: Mazola afirmou que a torcida era sua namorada e que no caminho teve um amante, referência ao PC Gusmão). "Eu e minha namorada tivemos alguns abalos na relação. Andou chegando alguns amantes, mas agora estamos bem, e vamos viver feliz para sempre". 

PC Gusmão conhece como poucos o caminho para o acesso da série B para série A. Qual técnico disponível no mercado tem histórico melhor de acessos nos últimos anos que PC Gusmão.

 Defeitos todos os técnicos tem. Não existe técnico perfeito, mas existem filosofias de trabalho vencedoras. Gostem ou não, PC Gusmão tem um filosofia de trabalho que nos últimos 5 anos, conseguiu 2 acessos da B para A e três títulos regionais. Com PC Gusmão tenho convicção que o Sport irá subir. Não vejo no mercado outro técnico que o Sport possa contratar que passe a mesma convicção ou que tenha um histórico recente de acessos. 

Esta é minha opinião.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cleuber,sua sugestão quanto ao Adson Batista ,esbarra na questão coração.Todos sabemos que ele não vai deixar o dragao na mao , porque acima de tudo ele é torcedor atleticano.

vianneybezerra@gmail.com disse...

REspeito suas opiniões e as acho bem sensatas. Acho que se vc tiver um canal com algum dirigente do SPORT poderia lançar estas ideias. O unico problema que vejo é a GRANDE vaidade da diretoria!

Raelitros disse...

tem vaga de postadores ai ?

Blog do Cleuber Carlos disse...

Tem sim.

Anônimo disse...

Respeite as cores do DRAGAO seu vagabundo. Nosso Time e nossa torcida tem historia....