quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás 2013


O Governo de Goiás e a Prefeitura de Palmeiras de Goiás, convidam para o LANÇAMENTO DAS CAVALHADAS DE PALMEIRAS DE GOIÁS, NESTA QUINTA-FEIRA, 08H, NO PALÁCIO DAS ESMERALDAS.
Cavalhadas de Palmeiras 2013
            O município de Palmeiras de Goiás, a 76 km de Goiânia, se prepara para realizar uma das mais bonitas apresentações de Cavalhadas do Estado. Serão três dias de encenação com muita alegria e emoção. A realização é da Prefeitura de Palmeiras de Goiás com apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo.
            A programação das Cavalhadas é dividida em três dias – 31/05, 01 e 02/06, com saída da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro, em direção ao Parque de Exposições, onde está construído o campo de batalha. Todos os dias tem alvorada de madrugada que termina com um café da manhã em plena rua.
            À tarde os cavaleiros deixam a Praça Matriz em direção ao Campo de Batalha e fazem a encenação no início da noite. Atrás dos cavaleiros seguem os mascarados que dão um tom diferente à festa, com suas brincadeiras e algazarras. As apresentações são chamadas de carreiras e tem uma seqüência em cada dia de encenação.
            Para este ano a novidade é a realização de dois shows. Na sexta-feira, a dupla Ronny & Max se apresenta para o público e no sábado será a vez de Diogo e Juliano. São esperadas 30 mil pessoas durante os três dias de Cavalhadas.
            A Prefeitura de Palmeiras monta toda uma estrutura com alimentação, e segurança, em parceria com a Polícia Militar. Também são instalados palanques com tendas, de onde parte do público acompanha a encenação. Em Palmeiras, os mascarados são numerados há muitos anos. A inscrição é feita na Prefeitura Municipal mediante o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 5,00.
Programação :
Sexta-feira 31/05/13.
05h00 – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião
17h00 – Desfile – Saída da Igreja Matriz em direção ao Campo de Batalha
19h00 – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária   
23h00 – Show com Ronny & Max

Sábado 01/06/13.
05h00 – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião
17h00 – Desfile – Saída da Igreja Matriz em direção ao Campo de Batalha
19h00 – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária   
23h00 – Show com Diogo e Juliano


Domingo 02/06/13
05h00 – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião
08h00 – Missa em Louvor às Cavalhadas – Igreja Matriz São Sebastião
16h00 – Desfile – Saída da Igreja Matriz em direção ao Campo de Batalha
18h00 – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária   


Imprensa: (64) 3954-4022
Marcos Barbosa de Jesus - 62-8115-7612   9932-0040  64-9658-8653
  
Detalhes das Cavalhadas:
            São três dias de muita alegria e emoção, relembrando o episódio das Cruzadas do Ocidente que teve como principal personagem o Imperador Carlos Magno, rei cristão, em suas lutas contra os muçulmanos, que eram mouros vistos como pagãos infiéis e que ocupavam a Península Ibérica, hoje Portugal e Espanha. Apesar de demonstrar grande bravura os mouros foram vencidos após várias batalhas e, ouvindo os conselhos de sua filha Florípes, o Sultão mouro foi convertido ao cristianismo.
            Em Palmeiras de Goiás, as Cavalhadas tiveram início em 1908, liderada por José Pereira de Alcântara. Só em 1918, foi realizada a segunda edição da festa. As Cavalhadas continuaram sendo realizadas até 1927, ficando interrompidas por quase 30 anos. A retomada das Cavalhadas só foi possível em 1953. Em 1998, as Cavalhadas ganharam espaço próprio, no Parque de Exposição Agropecuária, permanecendo até os dias atuais. As Cavalhadas em Palmeiras de Goiás é a manifestação cultural mais popular da cidade, sendo reconhecida pela exuberância de sua apresentação.
Personagens e Vestimentas
            As cavalhadas são representadas por dois grupos de cavaleiros ricamente vestidos com veludos, rendas, arminhos e bordados, portando lança, espada e pistola. Cada figurante monta um cavalo todo ornamentado para a ocasião. 

Cavaleiros - São representados por doze cavaleiros cristãos e doze cavaleiros mouros. São organizados por uma ordem hierárquica: no mais alto posto está o Rei, abaixo deste o Embaixador  e por último os dez cavaleiros restantes. Os cavaleiros mouros usam a cor vermelha e o dourado como base de seus trajes, inspirados no povo Árabe.    Azul e  prata são as cores dos cavaleiros cristãos. O Rei, o Embaixador e o Corta-fila dos cristãos trazem a cruz em suas capas como símbolo do cristianismo.
Floripes - É uma menina com idade de até 10 anos que representa a filha do     sultão de Mauritânia e que também usa a cor vermelha em seu traje.
Mascarados - Em sua origem, os mascarados foram criados por uma atitude     de irreverência e contestação de pessoas que não tinham condições financeiras para participar das cavalhadas como cavaleiros. Vestidos com trajes que encobriam todo o corpo, usando máscaras que escondiam o rosto e, mudando a voz para não serem reconhecidos, faziam algazarras, e assim, ao mesmo tempo em que contestavam, participavam da festa. Os mascarados hoje, com muita criatividade compõem a tradição das Cavalhadas.  Em Palmeiras, os mascarados são numerados há muitos anos. A inscrição é feita na Prefeitura Municipal mediante o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 5,00.

Nenhum comentário: