quinta-feira, 2 de maio de 2013

Apenas 21 Emissoras de Rádio do Brasil Vão Cobrir Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014


A Fifa disponibilizou em sua página exclusiva na internet, a lista dos orgãos de imprensa que já estão credenciados para a cobertura da Copa do Mundo de 2014, ou seja; que pagaram os valores exigidos pela entidade para obter os direitos de imagem e áudio. Na lista consta apenas uma emissora do Centro-Oeste, a Rádio Clube de Goiânia S/A, e a maioria é do eixo Rio-São Paulo, além do Rio Grande do Sul, Norte e Nordeste.

As emissoras que retransmitem as redes credenciadas, como Sistema Globo/CBN e Rádios Bandeirantes e Jovem Pan, poderão apenas retransmitir o áudio dos jogos reservados na escolha do pacote; ou seja: será vedado às emissoras locais o direito de transmissão dos jogos. Até agora, só 25 empresas compraram os direitos, cedidos pela Rede Globo (detentora junto à Fifa).

Em Pernambuco 3 emissoras adquiriram os direitos: Rádio Jornal, Rádio Olinda e Rádio Liberdade de Caruaru. Destaque para a cidade de Londrina, a única do interior do Brasil que tem duas emissoras credenciadas: Rádio Paiquerê e Rádio Brasil Sul.

Destaque negativo fica com conta dos estados sedes que não tem nenhum emissora local que comprou os direitos de Copa do Mundo como Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Norte além  Brasília que também é sede.

Algumas emissoras ainda estão em negociação para a obtenção dos direitos da Copa do Mundo, uma vez que não há mais tempo para comprar a Copa das Confederações.

Ao todo, 21 emissoras brasileiras já adquiriram a licença para fazer a cobertura. Além da TV Globo (dona dos direitos de imagens do torneio), apenas a Band exibirá a competição em canal aberto.

Os valores cobrados para as emissoras de rádio assustaram o mercado. A cobertura dos torneios envolve, por exemplo, uma divisão da cota de patrocínio vendida pelas emissoras, além do valor fixo exigido, que gira em torno de US$ 850 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) – quase o triplo do valor cobrado na Copa do Mundo da África do Sul, realizada em 2010.


Confira a lista brasileira:

Radio Clube de Goiana S/A
TV Globo Radio Globo S.A. (Rádio Globo Rede)
Rádio Gaúcha S/A
Radio Excelsior S.A. (CBN)
Rádio EBC- Empresa Brasil de Comunicao (Rádio Nacional-RJ)
Rádio Cultura de Miracema
Radio Jovem Pan
Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
Radio Brasil Sul (Londrina-PR)
Fundação Santo Antonio (Globo)
TV e Radio Jornal do Commércio (Recife-PE)
Radio Itatiaia (Belo Horizonte-MG)
Rádio Paiquerê (Londrina-PR)
Radio Olinda Pernambuco
Radio Transamérica de São Paulo
Radio TUPI S.A. (Rio de Janeiro)
Radio Metropolitana FM (Bahia)
Rádio Verdes Mares (Ceará)
Radio Liberdade de Caruaru
Radio Clube do Pará
Radio Jornal de Sergipe


Nenhum comentário: