sábado, 18 de maio de 2013

Absurdo: Governo Sabia de Previsões de Fortes Chuvas em Recife, Mas Não Avisou a População

Balanço das chuvas contabiliza 8 deslizamentos, desabamentos e desmoronamentos, e 169 resgates na RMR


Avenida Norte foi um dos pontos mais afetados. Foto: Aline Ramos/DP/D.A Press
Avenida Norte foi um dos pontos mais afetados.
Foto: Aline Ramos/DP/D.A Press
Quatro horas de chuvas deixaram um rastro intenso de destruição na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, foram registrados oito deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos, além de 169 pedidos de resgate, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco. osbandidos também se aproveitaram do trânsito ruim para agir. Nos engarrafamentos foram registrados dez crimes. Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17), o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, informou que o governo do estado já estava ciente das fortes chuvas no Grande Recife, mas não divulgou as informaçõespara não causar pânico.


As precipitações também causaram falta de energia. Muitos pontos da RMR ainda estão sem energia. A Companhia Energética de Pernambuco reforçou o efetivo para atender a demanda e assegurou fazer o possível para restabelecer a luz. Também recomendou que moradores das áreas que não tiverem o fornecimento normalizado até esse horário fiquem em casa para evitar os perigos provocados pela escuridão.


O secretario de Defesa Social, Wilson Damázio, negou as denúncias de arrastão no Viaduto Capitão Temudo, em Joana Bezerrra, e no Pina, na Zona Sul do Recife. Segundo ele, só foram registradas dez ocorrências, o que equivale a uma diminuição de 30% dos crimes que normalmente ocorrem durante os engarrafamentos.

Índices

Ainda durante a coletiva de imprensa, o chefe da Casa Civil informou que, das 5h às 9h, choveram 110 mm na Região Metropolitana, dado que representa 47% da média mensal, que é de 320 mm. As autoridades ressaltaram que um dos fatores agravantes foi o pico da maré, às 8h, que deve se repetir às 20h30.


Precaução

Para evitar maiores transtornos, as autoridades suspenderam as aulas em unidades de ensino na noite desta sexta-feira.

Nenhum comentário: