segunda-feira, 4 de março de 2013

Ministério Publico Federal Faz Nota De Esclarecimento


Nota de esclarecimento ao Blog do Cleuber Carlos 

Uma das figuras mais respeitadas no jornalismo brasileiro, o professor Nilson Lage ensina que ao redigir uma notícia é preciso escutar todos os lados, em busca da verdade. Imparcialidade, objetividade e transparência são princípios básicos que devem nortear o trabalho do repórter. 

A liberdade de imprensa é um direito importantíssimo e que jamais deve ser vilipendiado. Mas é preciso de ética e responsabilidade para fazer o bom uso dessa liberdade. 

Sabendo da importância das redes sociais e dos blogs, o MPF/GO incentiva esses veículos de comunicação, porém, no que diz respeito a matéria “O Ministério Público Federal de Goiás é Omisso ou Incompetente?”, publicada no “Blog do Cleuber Carlos”, na data de hoje (1º/03/2013), as informações não só são inverídicas, como a Instituição sequer foi procurada pelo blogueiro para se posicionar.

Diante disso, ciente da sua consciência como jornalista, solicitamos os esclarecimentos dos fatos e a retratação das informações publicadas. Destacamos:

Algumas empresas e pessoas apontadas pelo blog são alvo de investigação no MPF/GO, cuja tramitação é sigilosa. Destaca-se que parte de tal investigação iniciou-se no âmbito do MP-GO, sendo, posteriormente, encaminhada à esfera federal;
O delegado mencionado no Blog não entregou documentação ao MPF/GO, aliás, tal delegado é um dos acusados pelo MPF/GO na chamada Operação Monte Carlo. 
A figura do processo publicada no Blog trata-se de uma Carta Precatória da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, utilizada apenas para ouvir testemunhas no estado de Goiás. 

O Ministério Público Federal em Goiás esclarece que, no curso das investigações, acionou, pela via judicial e administrativa, os órgãos de controle financeiro. Atualmente, o MPF/GO ainda aguarda o encaminhamento de parte das informações requisitadas. O MPF em Goiás não está omisso e reafirma a sua missão de resguardar a ordem jurídica e o regime democrático, bem como promover a realização da Justiça, na defesa da sociedade e do estado de direito.


MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM GOIÁS


Nenhum comentário: