sexta-feira, 22 de março de 2013

Governador Recebe Comitê dos Jogos Escolares da Juventude 2014 e Firma Compromisso de Preparar Estrutura Para Receber a Competição


O governador Marconi Perillo recebeu, no 10º do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) responsável pelos Jogos Escolares da Juventude/ JEJ/ 2014. Com o presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) Célio Silveira, o vice-governador José Eliton, o comandante-geral da Polícia Militar, Sílvio Alves – além de outras autoridades – Marconi recebeu a apresentação do projeto para as olimpíadas, que acontecerão no próximo ano, e assinou protocolo de intenções validando o compromisso do governo do Estado em oferecer instalações de qualidade para sediar os jogos. Goiânia concorre com Recife, Vitória e Porto Alegre, mas, dentre estes municípios, é a única com experiência prévia, já que já sediou o mesmo evento, em 2010.
O governador comprometeu-se com o diretor-geral do comitê, Edgar Hubmer, a preparar os locais para a realização dos jogos, bem como a rede hoteleira e toda a estrutura logística necessária para a realização dos Jogos Escolares da Juventude 2014, caso Goiânia seja escolhida como sede. Ele garantiu, inclusive, a conclusão das obras do Centro de Excelência do Esporte, afirmando que o local estará apto a receber as competições até a data do evento. Marconi colocou o Centro de Convenções de Goiânia, os estádios Serra Dourada e Goiânia Arena também à disposição do COB, garantindo ainda apoio na área de segurança pública.
O Comitê organizador está na fase de avaliação das cidades que concorrem para sediar os jogos e, até o final do próximo mês, deve apresentar a capital escolhida. Aproximadamente, cinco mil atletas disputarão o JEJ/2014. Edgar Hubmer disse que, somente no ano passado, o investimento do COB foi de quase R$ 6 milhões em despesas dos atletas com hotelaria e alimentação, entre outros. O Comitê custeia todas as despesas. Cabe ao governo do Estado, preparar os locais de competição e a abertura de licitação para a concorrência entre as empresas da rede hoteleira e alimentícia que atenderão os competidores.
O governador disse que reconhece o potencial sócio-econômico de sediar o evento,  e garantiu que Goiás se prepara da melhor forma possível para ganhar a disputa. “Isso representa um grande movimento para a economia do Estado, principalmente nos setores de turismo e cultura. Temos uma rede hoteleira do melhor nível e destinos turísticos maravilhosos. Nós cumpriremos tudo o que for estabelecido no protocolo”, afirmou Marconi. Ele encarregou o vice-governador, José Eliton, de coordenar o grupo de trabalho que acompanhará os preparativos  exigidos pelo evento  por parte dos órgãos governamentais .
Edgar Hubmer disse que Goiânia tem grande chance de vencer a disputa, pois atende aos critérios considerados primordiais: vontade política, que foi expressa pelo governador antes mesmo da visita do COB ,quando enviou, ainda no ano passado, ofício externando o desejo de que Goiânia sedie os JEJ/2014; qualidade das praças esportivas e parque hoteleiro qualificado.

Nenhum comentário: